Enxaqueca, fibromialgia e síndrome do intestino irritável são alguns dos transtornos que podem ser tratados com o uso de canabinoides. Pelo menos é o que comprova um estudo prestes a ser publicado na revista Neuroendocrinology Letters.
A meta-análise incluiu revisão da literatura disponível, como pesquisas em bibliotecas, bancos de dados e outras fontes disponíveis. “A revisão literária indica que progressos significativos foram feitos desde os estudos do Dr. Ethan B. Russo, há apenas dez anos”, aponta o resumo da pesquisa.
Em 2004, o trabalhos já sugeriam que os canabinoides podem bloquear mecanismos espinhais, periféricos e gastrointestinais responsáveis pela dor em casos de cefaléia, fibromialgia, síndrome do intestino irritável e espasmo muscular.
A nova pesquisa confirmou os dados apurados, indicando que as “deficiências de endocanabinoides subjacentes de fato desempenham um papel na enxaqueca, fibromialgia, síndrome do intestino irritável e uma lista crescente de outras condições médicas”.
Clique aqui para acessar o estudo e aqui para saber mais sobre o sistema endocanabinoide.