O mais novo destino legalizado dos Estados Unidos é justamente Washington D.C, a capital do país mais poderoso do planeta. A partir desta quinta-feira (26/2) estão permitidos a posse e o cultivo de maconha para uso pessoal por indivíduos acima de 21 anos, segundo reportagem da BBC.
Tudo graças à chamada Iniciativa 71, que liberou a posse de até duas onças de cannabis – ou cerca de 56 gramas, o dobro do que é permitido em estados como Colorado e Washington. Os sortudos moradores ca capital norte-americana também estão autorizados a cultivar até seis plantas (sendo três no estágio de flora). Fumar em público permanece ilegal, mas quem for flagrado estará sujeito apenas a pagar uma multa.
Embora a nova lei ainda não autorize o comércio de maconha, os governantes locais já estão estudando uma proposta para regular as vendas.
A legalização na capital norte-americana entra em vigor apenas dois dias após o estado do Alaska ter se transformando no terceiro estado norte-americano a autorizar o uso recreativo de maconha. Ou seja, parece que o “mimimi” do “medicinal only” está ficando para trás em nome da liberdade individual que pertence a todos.