CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > POLÍTICA > Partido pró-maconha é destaque nas eleições do Reino Unido

Partido pró-maconha é destaque nas eleições do Reino Unido

A guerra às drogas segue fazendo vítimas no Reino Unido, onde na véspera do último dia 20 de abril (ou 4/20) nada menos do que 53 pessoas foram presas por porte e uso de maconha durante uma comemoração no Hyde Park.

Mas no que depender de um recém-lançado partido político britânico, a perseguição aos maconheiros pode chegar ao fim muito em breve. Lançado em fevereiro de 2015, o Cista (abreviação de Cannabis Is Safer Than Alcohol) possui uma única bandeira: a legalização da maconha.

“A política de drogas britânica permanece dependente do direito penal como seu principal instrumento. O custo total para o contribuinte do Reino Unido da criminalização das drogas nunca foi devidamente contado, mas segundo a Comissão de Política de Drogas do Reino Unido é provável que some mais de £ 2 bilhões por ano”, afirma o manifesto do Cista.

Com cerca de 1.500 membros, o partido mais 420 da Europa é um dos destaques da próxima eleição geral do Reino Unido, que acontece na quinta-feira (7/5). Ao todo, 32 candidatos concorrerão ao pleito.

Inspirados em modelos adotados por países como Uruguai, Portugal e Espanha, os políticos pretendem peitar os conservadores locais para colocar a legalização definitivamente em pauta nos diversos territórios que compõem a região, incluindo a Escócia.

Em entrevista para o International Business Times, o líder do Cista – Paul Birch –  afirmou que a regulamentação da maconha para fins medicinais é outra bandeira importante do partido. “Vivemos uma situação bizarra, na qual o Sativex é autorizado para uso medicinal, mas a maconha não é reconhecida por suas propriedades terapêuticas.”

Além disso, a segurança dos usuários recreativos também faz parte das reivindicações do Cista. “Em se tratando de uso recreativo, hoje vemos o aparecimento da cannabis sintética produzida por criminosos”, disse Birch.

Para lidar com tais problemas, os candidatos do Cista que eventualmente se elegerem ficarão incumbidos de alertar ao Parlamento sobre os diferentes tipos de cannabis, sugerindo taxações distintas para cada produto, a exemplo do que acontece com as bebidas alcoólicas. “No Reino Unido, o imposto que incide sobre as bebidas varias conforme o teor alcoólico. Podemos fazer o mesmo com cannabis, incentivando as pessoas a utilizarem determinados tipos de cannabis”, completou Birch.

Ainda na entrevista ao IBT, o líder político afirmou que as expectativas para o primeiro pleito do partido são modestas. “Almejamos pelo menos 1% dos votos. Nós estamos em busca em mídia no momento. E pretendemos seguir com o debate após as eleições.”Só nos resta desejar toda sorte do mundo ao Cista, para que, em breve, mais países possam desfrutar do direito à uma planta tão natural e inofensiva quanto um pé de alface.

Confira abaixo o vídeo de apresentação do partido:

You may also like
Amsterdã fica de fora do experimento de legalização da maconha na Holanda
Governo Lula emite nota favorável ao cultivo de cannabis medicinal
Biden anuncia perdão a condenados por posse de maconha nos EUA
Tailândia vai distribuir 1 milhão de mudas de maconha para a população

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.