CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > BRASIL > Governo Lula emite nota favorável ao cultivo de cannabis medicinal

Governo Lula emite nota favorável ao cultivo de cannabis medicinal

Senad encaminhou uma nota técnica ao STJ, na qual considerou “imperiosa” a necessidade de regulamentação do cultivo de cannabis com fins terapêuticos.

O Ministério da Justiça do governo Lula adotou uma nova posição em relação ao cultivo da cannabis para uso medicinal, defendendo que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorize tal prática. Todos os processos judiciais que tratem do tema permanecem suspensos em todo o país até a decisão sobre o assunto.

Em um processo específico, a empresa de biotecnologia DNA Soluções solicitou autorização do STJ para cultivar, vender e explorar a cannabis sativa apenas para objetivos medicinais, industriais e farmacêuticos. As sementes em questão possuem baixo teor de THC, que é o composto responsável pelo efeito psicoativo da planta.

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) encaminhou uma nota técnica ao STJ, na qual considerou “imperiosa” a necessidade de regulamentação que autorize o uso medicinal da cannabis.

“Trata-se de medida imperiosa para sanar as obscuridades do atual marco regulatório. Esta secretaria considera altamente conveniente uma ampla e adequada regulação da importação e cultivo de variedades de cannabis com baixa concentração de THC [efeito psicoativo], para fins industriais, farmacêuticos e medicinais”, escreveu a secretária Marta Machado.

Atualmente, o cultivo para fins medicinais é permitido pela Justiça em casos pontuais e cada vez mais frequentes, devido a razões humanitárias.

No entanto, o país proíbe a produção industrial de produtos de beleza com a planta, bem como tecidos com cânhamo, que é da mesma espécie da cannabis.

No documento, a secretária apontou “consequências nefastas” dessas proibições para o acesso amplo a tratamentos de saúde no país.

“As distorções geradas pela inclusão nas normas proibitivas de variedades de cannabis inservíveis à extração ou produção de drogas, o que produz consequências nefastas sobre o acesso universal e igualitário a tratamentos de saúde à base de cannabis pela população brasileira”, afirmou.

Na última quarta-feira (12), o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, afirmou aos deputados que é a favor da descriminalização das drogas no país, como parte de uma estratégia mais eficaz no combate ao crime organizado.

Durante a audiência na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, Almeida destacou que o uso de drogas deve ser tratado como um problema de saúde pública e não como uma questão criminal.

Almeida também esclareceu a diferença entre a descriminalização e a legalização das drogas. Enquanto a primeira se refere à falta de punição penal, a segunda implica na regulamentação do uso por meio de lei.

*Fonte: Mídia Ninja

**Junte-se à roda do Maryjuana no Telegram.
You may also like
Ministro do STJ propõe veto aos habeas corpus para cultivo de maconha
Maconha na Argentina: hermanos avançam na regulação da cannabis
Trema micrantha Blume: conheça a planta nativa brasileira que é fonte de CBD
Vendas de CBD crescem no Brasil, mas produção interna ainda é pequena

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.