CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > CURIOSIDADES > Desvendamos 7 mitos sobre o cânhamo

Desvendamos 7 mitos sobre o cânhamo

Desmistificamos o cânhamo para você!

Uma das plantas mais versáteis do planeta, a maconha também é alvo de inúmeros equívocos.

E quando se trata de sua variedade industrial, a desinformação costuma ser grande até mesmo entre quem pensa que entende do assunto.

A seguir, desvende os sete principais mitos sobre o cânhamo:

1) Cânhamo e maconha são a mesma coisa

hemp

Embora a maconha medicinal, a recreativa e o cânhamo provenham da família cannabis, a erva que se fuma não é a mesma destinada ao uso industrial.

Cânhamo é o nome utilizado para tipos de cannabis que possuem menos de 1% de THC (tetrahidrocanabinol), enquanto maconha refere-se às flores propriamente ditas, ricas em canabinoides.

“Do cânhamo se aproveitam as sementes e fibras, que possuem diversas qualidades nutricionais, terapêuticas e econômicas”, afirma Anndrea Hermann, presidente da Hemp Technologies Global.

2) Cânhamo pode deixá-lo chapado

hemp (1)

Nem adianta tentar chapar com a maconha industrial.

Com níveis de THC tão baixos – entre 0,2% e 1% – o cânhamo não possui efeito psicoativo nem mesmo se consumido em altas doses, pois o corpo humano é capaz de processar essa quantidade tão ínfima do canabinoide antes mesmo de absorvê-lo.

3) Cânhamo é a planta macho da cannabis

o-HEMP-PLANT-OIL-facebook

Eis aqui um dos mitos mais comuns quando se trata de maconha industrial: muita gente pensa que o cânhamo é simplesmente o espécime macho da cannabis.

Não, não é. Assim como em todos os tipos de cannabis, as plantas de cânhamo podem ser macho, fêmea ou hermafrodita.

4) Comidas à base de cânhamo podem acusar positivo em testes toxicológicos

hemp_seeds

As comidas à base de cânhamo não contém mais THC do que as plantas de onde vieram.

Ou seja: é impossível falhar num exame de drogas mesmo se ingeri-las em grandes quantidades, simplesmente porque – repetindo mais uma vez – o cânhamo possui teor baixíssimo de canabinoide.

As sementes e óleo de cânhamo são consideradas um alimento funcional rico em proteínas e óleos graxos essenciais. Consuma sem moderação!

5) Cânhamo só serve para fazer papel e corda

hemprope

Como se fosse pouco servir para fazer “só” papel e corda, a fibra do cânhamo é utilizada há séculos pelo homem com os mais variados fins.

Seja na construção civil, alimentação, indústria cosmética, automobilística, aeronáutica ou até mesmo como combustível renovável, lá está a maconha industrial a garantir qualidade e durabilidade a toda sorte de produtos.

6) O cânhamo não possui efeitos medicinais

Medicine_2

Outro mito muito arraigado ao cânhamo diz respeito à sua inocuidade medicinal. Controvérsias à parte, o fato é que, com a crescente legalização e o surgimento de novas pesquisas na área, o potencial terapêutico do cânhamo começa a ser descoberto.

Recentemente, um estudo publicado no European Journal of Nutrition, mostrou que a ingestão de sementes de cânhamo pode tratar e prevenir a hipertensão.

7) O cânhamo é a salvação do mundo

r0_108_2071_1273_w1200_h678_fmax

Ok, está certo que o cânhamo fornece alternativas sustentáveis a uma série de produtos que atualmente estão destruindo nosso planeta, mas isso não significa que a maconha industrial seja a salvação da pátria.

Muito menos do planeta. Vamos combinar: é no mínimo injusto jogar uma responsabilidade tão grande em cima de uma planta inocente – embora ela possa, com certeza, contribuir para a melhoria econômica e social do mundo.

**Junte-se à roda do Maryjuana no Telegram.
You may also like
Engenheiro de MG planta cannabis para desenvolver tecido de maconha
Colômbia autoriza uso industrial da maconha e sua exportação com fins terapêuticos
Eterno herói da cannabis, Jack Herer completaria 81 anos hoje
Aprovada lei que permite cultivo de maconha medicinal no estado do Rio de Janeiro

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.