CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > ESTILO DE VIDA > GENTE > Eterno herói da cannabis, Jack Herer completaria 81 anos hoje

Eterno herói da cannabis, Jack Herer completaria 81 anos hoje

Se estivesse vivo, o geminiano Jack Herer completaria 81 anos hoje.

Um dos principais ativistas canábicos de todos os tempos, Jack Herer é considerado o pai do movimento a favor da legalização da maconha.

Nascido em Nova York em 18 de junho de 1939, ele é um dos principais responsáveis pela revolução do pensamento sobre a cannabis na década de 1990, sobretudo no que diz respeito às aplicações industriais do cânhamo.

Seu livro – intitulado “The Emperor Wears No Clothes” (“O Imperador Está Nu”) – transformou-se em uma das obras mais clássicas da literatura canábica, ajudando a pautar a mídia, outros autores e ativistas ao longo do tempo.

Origem

Nascido em uma família republicana, Jack Herer iniciou a vida inserido em um conjunto de crenças e valores muito distintos daqueles que adotaria mais tarde.

De acordo com artigo do site Way of Leaf, o jovem Jack passou um tempo servindo como policial militar durante a Guerra da Coréia. Mas a situação mudou drasticamente depois que a guerra – e a carreira militar – acabaram.

Foi em 1967, com a mudança de endereço para Los Angeles, na Califórnia, que Herer descobriu a planta que transformaria sua vida por completo.

Ativismo

Depois de descobrir a maconha, Herer passou a dedicar sua vida a estudar e educar sobre a planta.

Mergulhou de cabeça em pesquisas e vivências, que culminaram por servir de matéria-prima para o livro “The Emperor Wars No Clothes”.

Lançada em 1985, a obra compila informações preciosas reunidas durante 12 anos.

O autor usou a ideia do conto “As Roupas Novas do Imperador”, de Hans Christian Andersen, para explicar que a proibição da maconha é “um complô contra a humanidade”.

Herer acreditava que a proibição consistia numa conspiração dos governantes para colocar o povo contra a planta, com o objetivo de proteger investimentos nas “indústrias farmacêutica, energética e do papel, e para dar a estas indústrias venenosas e sintéticas uma vantagem em relação ao cânhamo natural”.

O livro oferece uma recompensa de US$100,000 para quem conseguir provar que a premissa abaixo está errada:

Se todo o óleo fóssil e seus derivados, assim como as árvores utilizadas na construção e para produzir papel, fossem banidos para salvar o planeta, revertendo o efeito-estufa e parando o desflorestamento; então só existe uma conhecida fonte natural renovável anualmente que é capaz de suprir a maior parte das necessidades de papel e produtos têxteis do planeta; toda a utilização de transportes e energia industrial doméstica, simultaneamente reduzindo a poluição, reconstruindo o solo e limpando a atmosfera, tudo ao mesmo tempo… e esta substância é – a mesma que era antes de tudo – a cannabis… Marijuana!

Legado

Além do lançamento do livro, Herer comandava diversas campanhas e movimentos junto às comunidades norte-americanas.

Ele foi o fundador e diretor da HEMP, organização criada para ajudar a acabar com a proibição da maconha, através da qual fez palestras sobre os benefícios da cannabis.

Herer também foi um dos fundadores do inovador Zine G.R.A.S.S.: Great Revolutionary American Standard System, que permitiu que a qualidade da maconha fosse medida com precisão em uma escala de 1 a 10.

O ativista foi ainda pioneiro no mercado canábico norte-americano ao abrir headshops na Califórnia e Oregon.

Morto em 15 de abril de 2010, Herer infelizmente não chegou a viver para ver um único estado legalizar a maconha para uso recreativo – o que só aconteceu em 2012, com a legalização no Colorado.

Brisa forte

Jack Herer também é sinônimo de maconha – e da melhor estirpe!

A strain, desenvolvida pela Sensi Seeds e batizada com o nome do ativista, já conquistou copas canábicas, sendo famosa pela qualidade e potência.

Fruto de uma cruza poderosa de Haze, Northern Lights # 5 e Shiva Skunk, possui predominância sativa e alto teor de THC.

Produz efeitos energéticos, estimulando a euforia e criatividade. Seu aroma é pungente, com notas de madeira e pinho.

*Fotos: Sensi Seeds

*Junte-se à roda do Maryjuana no Telegram e tenha acesso a conteúdos canábicos exclusivos!

You may also like
Engenheiro de MG planta cannabis para desenvolver tecido de maconha
Morre Frenchy Cannoli, lendário produtor de haxixe
Ministro Barroso divulga vídeo com defesa de descriminalização da maconha
Associações canábicas: tudo o que você sempre quis saber sobre o tema

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.