CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Eficácia medicinal é incerta, mas a diversão é garantida

Eficácia medicinal é incerta, mas a diversão é garantida

Há notícias aparentemente “ruins”, mas que, no fundo, revelam importantes verdades em suas entrelinhas. É o caso desta boa-nova que nos chega através da agência AFP: “a eficácia terapêutica da maconha é limitada ou incerta dependendo dos sintomas”.

A conclusão bombástica surgiu após a análise dos resultados de 79 testes clínicos e faz parte de um amplo estudo sobre canabinoides publicado na última terça-feira (23/6) no Journal of American Medical Association (JAMA).

Ou seja: apesar de todos os estudos e relatos de pacientes, a tal análise envolvendo 6500 participantes sugere que a erva não é tão eficaz assim.

Segundo os pesquisadores, embora a cannabis provoque uma melhoria variável dos sintomas, não é possível provar isso estatisticamente. E a ciência, como você deve supor, trabalha apenas com fatos & dados totalmente provados & comprovados em laboratório.

Ao que tudo indica, os canabinoides podem ser benéficos no tratamento de dores neuropáticas crônicas e espasmos causados pela esclerose múltipla. No entanto, há poucas evidências de que a maconha proporciona uma melhora em casos pacientes com câncer, insônia e síndrome de Tourette. Nos casos de depressão e ansiedade, parece que a maconha não faz nem cócegas.

Para os autores, é necessário “realizar testes clínicos extensos para confirmar os efeitos dos canabinoides, assim como pesquisas adicionais para avaliar a própria planta cannabis, uma vez que há poucos dados científicos para descrever seus efeitos”.

Enquanto a controvérsia em relação ao uso medicinal corre solta, vale apena refletir a respeito dos efeitos recreativos da erva, que já estão mais do que testados, aprovados & comprovados pelos mais de 10 mil anos de uso da planta pela Homem. Quem tem o privilégio de degustar uma boa cannabis de forma responsável, sabe: a erva deixa a vida mais leve, contemplativa e alegre.

Portanto, não tenha medo de assumir o uso recreativo, por mais que você também seja um usuário medicinal. Afinal, remédio bom é aquele que trata o corpo e a mente de forma integrada, natural – e, de preferência – orgânica!

*Foto: Anthony Bolante/Reuters

 

You may also like
Cannabis e direção: estudo aponta mínimo impacto nas habilidades de condução
Maconha e TDAH: novo estudo sugere benefícios promissores
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida
Usuários de maconha têm mais metais pesados ​​em seus corpos, diz estudo

2 Responses

  1. felipe

    Que matéria sem nexo.
    Quer dizer que todos os estudos e fatos anteriores não foram válidos
    que coisa mais sem noção.

    1. “Matéria” sem nexo? Ou vc quis dizer PESQUISA sem nexo? Aliás, chegou a ler o estudo para saber do que se trata? Pq aqui não costumamos publicar nada “sem nexo”, portanto, nos diga qual parte você não entendeu que lhe explicaremos. Jah bless!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.