CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > EVENTOS > Unicamp sediará evento sobre plantas psicoativas

Unicamp sediará evento sobre plantas psicoativas

De 9 a 11 de agosto, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, reunirá os principais especialistas em plantas psicoativas do país.

As Jornadas Plantas Sagradas em Perspectiva reunirão pesquisadores de diversas partes do Brasil, especialmente antropólogos, para discutir os usos de plantas psicoativas em uma variedade de contextos socioculturais. Ao todo, 31 trabalhos, dispostos em nove mesas redondas, serão apresentados. Também haverá o lançamento de vários livros.

As etnografias originais expostas contemplam diferentes tipos de usos de plantas psicoativas, tais como: a ayahuasca, os cogumelos mágicos, o peiote, a jurema, a coca, o tabaco, o toé, a maconha, o rapé, a sananga, o kambô, o yopo, o timbó, e bebidas como o caxiri, entre outras substâncias.

planras-sagradas-unicamp

As apresentações expõem uma diversidade de concepções e práticas em torno da utilização destas plantas, destacando contextos de usos indígenas e não-indígenas, bem como intermediações e fluxos entre eles.

As contribuições discutem temas como xamanismo, agência, pensamento indígena, gênero, performance. A relação entre usos tradicionais e não tradicionais, feitos por populações locais ou transnacionais, nos permite pensar categorias clássicas da antropologia como ritual, sagrado, profano, cura, identidade e espaço.

Apontando para a complexidade de contextos que implicam no uso destas plantas psicoativas, este evento lança luzes, também, para o debate sobre a necessidade urgente de reforma das políticas de drogas.

Clique aqui para saber mais e conferir a programação completa.

You may also like
Estudo: usuários de psicodélicos sofreram menos estresse na pandemia
Anvisa nega pedido da Unicamp para pesquisa com cultivo de maconha
Brasileiros estudam drogas psicodélicas para tratar depressão e dependência química
Canadá permite que pacientes terminais usem cogumelos psicodélicos

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.