Canadá concede permissão a quatro pacientes terminais, que terão o direito de consumir legalmente cogumelos psicodélicos no país.
Quatro pacientes com câncer terminal são as primeiras pessoas, em décadas, a possuir e consumir legalmente cogumelos psicodélicos no Canadá após uma decisão marcante na terça-feira (4/8) pelo ministro da Saúde do país.
Segundo informações do site Marijuana Moment, os pacientes entraram com o pedido à Ministra da Saúde Patty Hajdu em abril, solicitando o direito de utilizar os cogumelos ricos em psilocibina como parte do tratamento psicoterápico.
Nesta última terça, dia 3/8, a Ministra acatou oficialmente o pedido dos pacientes.
As aprovações marcam os primeiros casos a receberem isenção legal da Lei Canadense sobre Drogas e Substâncias para acessar terapia psicodélica – e os primeiros pacientes a usar legalmente a psilocibina desde que o composto se tornou ilegal no Canadá em 1974.
“Estou muito agradecido por poder avançar com o próximo passo da cura ”, disse um dos pacientes, Thomas Hartle, em comunicado à imprensa.
Os candidatos, assim como vários defensores da terapia psicodélica, apelaram pessoalmente ao Ministério da Saúde por meio de uma campanha nas redes sociais.
“Quero agradecer ao Ministro da Saúde e à Health Canada por aprovar meu pedido de uso de psilocibina. O reconhecimento da dor e da ansiedade com as quais tenho sofrido significa muito para mim, e hoje estou me sentindo bastante emotiva”, disse Laurie Brooks, uma candidata da Colúmbia Britânica.
“Espero que isso seja apenas o começo e que em breve todos os canadenses possam acessar a psilocibina, para uso terapêutico, para ajudar com a dor que estão sofrendo, sem ter que pedir ao governo por meses para obter permissão”, completou a paciente.
*Junte-se à roda do Maryjuana no Telegram e tenha acesso a conteúdos exclusivos!