CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Cannabis pode ajudar a reduzir dores relacionadas ao câncer

Cannabis pode ajudar a reduzir dores relacionadas ao câncer

Uma equipe de pesquisadores revelou que a cannabis medicinal pode ajudar a reduzir dores relacionadas ao câncer. Estudos anteriores apontaram outros benefícios.

Já ficou claro para a comunidade científica que a cannabis medicinal pode ter diversos benefícios à saúde. Em novo estudo publicado na revista BMJ Supportive & Palliative Care, uma equipe de pesquisadores revelou que a planta também pode ajudar a reduzir dores relacionadas ao câncer.

Para chegar a essa descoberta, o estudo contou com 358 pacientes diagnosticados com câncer. Os pesquisadores perceberam que a cannabis medicinal pode ser considerada como “um tratamento complementar seguro e eficaz para o alívio da dor em pacientes com câncer”.

Segundo a pesquisa, cerca de um terço de todos os pacientes com câncer e dois terços daqueles que estão com doenças terminais sofrem de dor moderada a grave. Normalmente, essas dores são tratadas apenas com analgésicos, o que não tira toda a dor.

No estudo, os participantes responderam um questionário a cada três meses, durante um ano, sobre quanta dor eles sentiram e quantos/quais medicamentos tomaram.

A conclusão, com base nesse questionário, é que depois de tomar os medicamentos à base de cannabis, esses pacientes sentiram menos dor. Além disso, o desconforto passou a interferir menos em sua vida diária.

A ideia é continuar investigando essa relação a fundo para entender as possibilidades da cannabis medicinal como tratamento complementar para os pacientes com câncer.

Cannabis e câncer

Anteriormente, um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia descobriu que o THC — principal substância psicoativa da cannabis — pode acelerar o crescimento de determinados tumores, desde que os pacientes já apresentem essas neoformações na cabeça e no pescoço, relacionadas à infecção por papilomavírus humano (HPV).

Em contrapartida, de acordo com um estudo da Augusta University (EUA), a cannabis medicinal pode ser uma aliada: o canabidiol (CBD), pode ajudar no tratamento contra o câncer cerebral, uma vez que inibe a apelina, uma enzima associada ao desenvolvimento do tumor no estágio inicial.

*Fonte: Terra

Sabia que você já pode se tratar com canabidiol no Brasil? Clique aqui para enviar uma mensagem e ser acolhido gratuitamente pela equipe da Medical Hemp Brasil, que assessora pacientes no acesso à cannabis medicinal no país.

**Junte-se à roda do Maryjuana no Telegram.

You may also like
CBD no SUS: São Paulo terá distribuição gratuita de canabidiol
Maconha e TDAH: novo estudo sugere benefícios promissores
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida
Usuários de maconha têm mais metais pesados ​​em seus corpos, diz estudo

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.