CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Estudo: uso de maconha na gravidez pode reduzir crescimento do bebê

Estudo: uso de maconha na gravidez pode reduzir crescimento do bebê

Um estudo realizado por pesquisadores dos Estados Unidos descobriu que o uso de maconha na gravidez pode impactar no desenvolvimento do feto.

O hábito atingiria, por exemplo, a circunferência da cabeça do recém-nascido, entre outras coisas. Os resultados foram publicados nesta terça-feira (16/5), na revista Frontiers in Pediatrics.

A pesquisa se baseia em análises anteriores que demonstram uma forte correlação entre o uso de cannabis e o tamanho reduzido do recém-nascido.

“Os déficits de tamanho foram maiores entre osrecém-nascidos expostos à maconha durante a gestação”, disse em um comunicado Beth Bailey, professora e diretora de pesquisa de saúde populacional da Central Michigan University e autora sênior do estudo.

Osbebês nascidos de mães que usaram maconha durante toda a gravidez pesavam quase 200 gramas a menos e tinham circunferência da cabeça quase um centímetro menor em comparação aos recém-nascidos não expostos.

“Essas descobertas são importantes, pois o tamanho do recém-nascido é um dos mais fortes preditores de saúde e desenvolvimento infantilposterior”, afirmou Phoebe Dodge, primeira autora do estudo.

Padrões de uso

As descobertas também fornecem informações sobre os padrões de uso de cannabis durante a gravidez. Segundo a pesquisa, mesmo o uso ocasional — como maconha para aliviar o enjoo matinal do primeiro trimestre — pode inibir o crescimento fetal de maneira semelhante ao uso contínuo durante a gestação.

A mesma coisa vale para mulheres que usam maconha sem saber no início da gravidez.

Uma das limitações do estudo, no entanto, é que os cientistas não conseguiram informações sobre quanto ou com que frequência os participantes usavam cannabis.

Os resultados foram então baseados no dado se as mães usaram ou não em determinados momentos da gravidez.

Agora, mais estudos são necessários para determinar se o tempo ou a quantidade de uso é mais importante quando se trata de efeitos no tamanho do recém-nascido, escreveram.

Para saber tudo sobre cannabis e gravidez, clique aqui. 

*Fonte: Terra

**Junte-se à roda do Maryjuana no Telegram.

You may also like
CBD no SUS: São Paulo terá distribuição gratuita de canabidiol
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida
Estudo investiga relação entre saúde mental e uso de cannabis em gestantes
Estudo sugere: uso de cannabis não aumenta risco de ataque cardíaco

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.