CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Estudo: usuários de maconha possuem menor risco de diabetes tipo 2

Estudo: usuários de maconha possuem menor risco de diabetes tipo 2

Nova pesquisa revela potencial vínculo entre uso de maconha e redução do risco de diabetes tipo 2.

Um recente estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas de Tabriz, no Irã, propõe uma associação entre o uso de cannabis e um menor risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 em adultos.

Publicada na revista Phytotherapy Research, a pesquisa analisou dados de sete estudos distintos, compreendendo dados de mais de mais de 478 mil indivíduos.

Os resultados da meta-análise apontam que as chances de desenvolver diabetes tipo 2 em indivíduos expostos à cannabis foram cerca de 0,48 vezes inferiores em comparação àqueles sem exposição à planta.

Embora os cientistas tenham sugerido um possível “efeito protetor do consumo de cannabis em relação ao desenvolvimento da doença”, eles também ressaltaram a importância de aprofundar os estudos.

Em suas palavras, os pesquisadores afirmaram que “a meta-análise oferece as evidências mais atualizadas sobre a associação entre o consumo de cannabis e o diabetes tipo 2”.

Eles enfatizaram a necessidade crescente de investigações prospectivas e longitudinais que avaliem de forma abrangente os efeitos da maconha e forneçam orientações práticas para o seu uso.

Diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2, conhecida também como diabetes mellitus tipo 2 e diabetes do adulto, é uma condição crônica caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue. Embora historicamente associada a indivíduos mais velhos, a doença está se tornando cada vez mais comum em crianças e adolescentes.

Nos Estados Unidos, mais de 37 milhões de pessoas são afetadas pela doença, sendo que entre 90% e 95% delas possuem o tipo 2 da doença.

No Brasil, mais de 13 milhões de pessoas convivem com a doença, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes.

A diabetes tipo 2 ocorre quando as células do corpo não interagem adequadamente com a insulina, hormônio produzido pelo pâncreas responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue.

Com o tempo, a incapacidade do organismo de manter a resposta à insulina resulta em aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que pode desencadear problemas de saúde graves, incluindo doenças cardíacas, perda de visão e doença renal.

Estudos anteriores

Não é de hoje que a ciência investiga os benefícios da erva para a prevenção e tratamento dos diferentes tipos de diabetes.

Para conferir outros estudos e informações sobre cannabis e diabetes, clique aqui.

*Por Redação Maryjuana

You may also like
CBD no SUS: São Paulo terá distribuição gratuita de canabidiol
Maconha e TDAH: novo estudo sugere benefícios promissores
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida
Usuários de maconha têm mais metais pesados ​​em seus corpos, diz estudo

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.