CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > FDA designa cogumelos alucinógenos como “terapia inovadora” para depressão

FDA designa cogumelos alucinógenos como “terapia inovadora” para depressão

Cogumelos alucinógenos são considerados como “terapia inovadora” para a depressão pela Food and Drug Administration (FDA) – agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos.

Com a designação de “breaktrhough therapy” para a depressão, a investigação das propriedades terapêuticas dos cogumelos alucinógenos ganha prioridade, com a aceleração dos estudos e a revisão de novos medicamentos desenvolvidos com psilocibina – a substância alucinógena encontrada nos fungos.

A nova designação foi concedida pelo FDA ao Usona Institute, núcleo de pesquisas médicas sem fins lucrativos sediado no estado norte-americano do Winsconsin.

Recentemente, a entidade lançou um ensaio clínico fase 2 para investigar a eficácia do uso de doses orais únicas de cogumelos alucinógenos como tratamento alternativo à depressão, conforme relata reportagem da revista High Times.

Vale ressaltar que os ensaios clínicos de fase 2 consistem na segunda etapa de um processo típico de aprovação de medicamentos em quatro etapas.

Em busca de voluntários

Durante essa fase, a segurança e a utilidade do tratamento experimental são testadas em grupos maiores de pessoas.

Atualmente, a pesquisa está em fase de recrutamento de voluntários para os testes. Oitenta pessoas com diagnóstico de depressão devem participar do levantamento.

“Os resultados de estudos anteriores demonstram claramente o potencial notável da psilocibina como tratamento em pacientes com depressão”, disse Charler Raison, diretor de pesquisa clínica do Usona Institute, em um comunicado oficial à imprensa.

Esperança para muitos

A aceleração das pesquisas com cogumelos alucinógenos para tratamento da depressão representa uma esperança para milhões de pessoas em todo o mundo que padecem com a depressão.

Em todo o mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofrem com a doença, que provoca severos impactos na qualidade de vida.

A depressão já é a principal causa de incapacidade nos Estados Unidos, onde já foram diagnosticados mais de 17 milhões de pacientes.

Já o Brasil é o país com maior número de depressivos da América Latina, totalizando mais mais de 12 milhões de pessoas.

Cogumelos mágicos: opção de tratamento natural & alternativo para a depressão

Repletos de efeitos colaterais, os medicamentos ansiolíticos comumente utilizados no tratamento da doença nem sempre são eficazes para todos.

Pelo contrário, o uso indiscriminado de tais remédios pode levar, inclusive, ao aumento das taxas de suicídio.

Não por acaso, medicinais ancestrais e naturais – como os cogumelos alucinógenos e a cannabis – despertam cada vez mais o interesse de pacientes e pesquisadores que buscam por tratamentos alternativos à depressão.

Clique aqui para saber mais sobre o uso terapêutico da psilocibina.

*Foto: Azarius.de

Que tal turbinar a sua mente?

O conteúdo deste site foi criado por mentes turbinadas com café (Mary4:20)! 

SAIBA MAIS

 

You may also like
CBD no SUS: São Paulo terá distribuição gratuita de canabidiol
Maconha e TDAH: novo estudo sugere benefícios promissores
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida
Estudo investiga relação entre saúde mental e uso de cannabis em gestantes

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.