CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > SOCIEDADE > Canadá registra queda nas vendas de cerveja após legalização da maconha

Canadá registra queda nas vendas de cerveja após legalização da maconha

Estudo revela que a legalização da maconha no Canadá está impactando o mercado de bebidas alcoólicas e revelando novos padrões de consumo entre a população. 

Ao que tudo indica, a legalização da maconha está afetando as vendas de cerveja no Canadá. Pelo menos é o que indica um estudo recente publicado no periódico Drug and Alcohol Dependence.

Tal conclusão surgiu após pesquisadores canadenses investigarem as vendas de álcool nos períodos pré e pós-legalização da erva, registrando declínios “modestos, porém significativos do ponto de vista econômico” nas transações de cerveja em lata e barril.

Importante ressaltar, no entanto, que a mesma tendência de queda não foi notada em relação às vendas de destilados.

Os autores da pesquisa observaram que a “legalização da maconha para uso adulto estava associada a um declínio imediato nas vendas de cerveja. Além disso, a tendência de queda seguiu no período pós-legalização, sugerindo que a população está preferindo a cannabis legal à cerveja.

Embora reconheçam que o acréscimo no consumo de cannabis não seja inofensivo – e que são necessárias mais pesquisas para compreender os efeitos dessa mudança de hábitos – os cientistas também apontam que “a redução nas vendas de cerveja associada à legalização do uso adulto da cannabis sugere que os indivíduos provavelmente não usam as duas substâncias ao mesmo tempo”.

Metodologia

Para o estudo, os pesquisadores empregaram a metodologia de design de série temporal interrompida e a análise de dados mensais sobre vendas de cerveja entre janeiro de 2012 e fevereiro de 2020, e vendas de destilados entre janeiro de 2016 e fevereiro de 2020 em todo o Canadá.

Foram analisadas as alterações nas vendas totais, tanto em nível nacional quanto em províncias individuais, além das mudanças nas vendas de cerveja engarrafada, enlatada e em barril.

Para quem não sabe ou nã se lembra, a legalização do uso adulto de maconha no país ocorreu em 2018, conforme noticiamos nesta matéria.

Resultados

As vendas de cerveja em todo o Canadá caíram 96 hectolitros por 100.000 habitantes imediatamente após a legalização do uso adulto da maconha e 4 hectolitros por 100.000 habitantes a cada mês seguinte, resultando em uma redução média mensal de 136 hectolitros por 100.000 habitantes após a legalização.

No entanto, as vendas de destilados não apresentaram mudanças no período. Já o comércio de cerveja reduziu em todas as províncias canadenses, exceto nas províncias atlânticas.

Vale observar que a legalização da erva foi associada a queda nas vendas de cerveja enlatada e em barril, mas não houve redução nas vendas de cerveja engarrafada.

Clique aqui para ler o estudo na íntegra.

Evidências anteriores

Esta não é a primeira vez que cientistas dedicam-se a investigar o impacto da legalização da erva nas vendas de álcool.

Em 2022, um estudo publicado na revista Clinical Toxicology apontou um crescimento expressivo no número de jovens nos Estados Unidos que usam maconha, ao mesmo tempo em que o abuso de álcool apresentava uma queda constante.

*Por: Redação Maryjuana

You may also like
Canadá divulga novas diretrizes para uso de cannabis no tratamento da dor crônica
Estudo mostra que jovens estão trocando o álcool pela maconha nos EUA
Uber Eats inicia delivery de maconha em Toronto
Vacinação dispara no Canadá com exigência de comprovante para comprar maconha

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.