Quem diria: justamente a planta mais combatida de todas – a maconha – pode auxiliar no tratamento de transtornos causados pela droga LÍCITA mais utilizada no mundo, o álcool.
Enquanto o liberadíssimo álcool segue matando milhares de pessoas diariamente em todo o mundo, a proibidíssima maconha continua provando-se uma das plantas mais seguras – e úteis – da natureza.
Já faz tempo que a medicina reconhece os malefícios do álcool. De cirrose a psicose, passando por dependência química, as bebidas alcoólicas podem desencadear uma série de problemas de saúde, muitos deles irreversíveis.
De acordo com informações do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), “o abuso, uso problemático de álcool e dependência são os transtornos comumente relacionados ao consumo de álcool. Embora comuns, são potencialmente letais, pois podem mimetizar e exacerbar as condições psiquiátricas individuais pré-existentes, podendo diminuir, em até 10 anos, a expectativa de vida das pessoas afetadas”.
Canabidiol X Álcool
Uma das formas de combater os transtornos decorrentes do uso de álcool é fazendo uso dos canabinoides presentes naturalmente na cannabis, a exemplo do canabidiol (CBD).
De acordo com um novo estudo publicado pela revista Alcoholism: Clinical and Experimental Research, o uso do canabidiol oferece uma promissora opção de farmacoterapia para combater os transtornos associados ao álcool.
A partir de uma revisão bibliográfica sistemática, o estudo buscou caracterizar a literatura existente sobre o tema álcool X canabidiol, na missão de avaliar a eficácia do canabinoide no tratamento do alcoolismo.
Através de uma estratégia de pesquisa abrangente, mais de 300 artigos únicos foram identificados e 12 preencheram os critérios para inclusão no trabalho, sendo 8 usando modelos de roedores, 3 utilizando voluntários adultos saudáveis e 1 usando cultura celular.
Em ambos os modelos de cultura de roedores e células, o “canabidiol exerceu um efeito neuroprotetor contra as consequências adversas do álcool no hipocampo cerebral”.
O CBD mostrou-se ainda capaz de atenuar a hepatotoxicidade induzida pelo álcool, mais especificamente a esteatose induzida por bebidas alcoólicas.
Além disso, os cientistas também descobriram que o canabidiol atenua a convulsão induzida por estímulo e induzida pelo estresse, a autoadministração de álcool e as convulsões induzidas por abstinência.
Clique aqui para acessar o estudo.