Caracterizada pelas crises de ações e tiques involuntários, a síndrome de Tourette possui causa desconhecida, que intriga cientistas em todo o mundo.
Um tipo de transtorno neuropsiquiátrico, a síndrome de Tourette é convencionalmente tratada com potentes medicamentos antipsicóticos – e também pode ser combatida com a ajuda da cannabis, segundo afirma um novo estudo publicado no início de maio pelo Journal of Neuropsychiatry and Clinical Neuroscience.
Conduzida por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, a pesquisa avaliou retrospectivamente a eficácia e tolerância da erva em 19 pacientes adultos com síndrome de Tourette.
A investigação mostrou que os tiques motores e/vocais reduziram 60%. Além disso, 18 dos 19 participantes “melhoraram muito”, o que inclui redução na impulsividade, irritabilidade, sintomas obsessivo-compulsivos e explosões de raiva.
E por falar em benefícios da maconha para pacientes com síndrome de Tourette, vale a pena conferir o vídeo a seguir, datado de 2012, que mostra um paciente alemão antes e depois de fumar maconha:
e
*Foto: Cannabis Care Canada