CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > CIÊNCIA > Uma gata muito louca

Uma gata muito louca

Por mais engraçadas que sejam as piadas e memes de “gatos maconheiros” na internet, devemos ter em mente que, na vida real, a erva pode oferecer risco aos animais. Neste mês, pesquisadores poloneses publicaram o primeiro caso com confirmação laboratorial de uma gata com intoxicação por Δ9-Tetraidrocanabinol (Δ9-THC). E, aparentemente, a viagem da bichana não foi legal.

O caso ocorreu na Polônia: Uma gata persa de seis anos foi parar na clínica veterinária por estar muito agitada e agressiva. Na clínica, a gata causou: andava sem rumo, tentou pular em áreas inacessíveis, correu pela sala, se escondeu e atacou as pessoas. E tudo isso acompanhado de miados bem altos.

Além da agitação e agressividade, os médicos também relataram que a gata apresentava pupilas dilatadas, produção excessiva de saliva, sede, eliminação excessiva de urina, e ataques de fome. Após o exame clínico, o animal foi hospitalizada por três semanas.

Inicialmente, os médicos desconfiavam que a gata estava com raiva, mas depois esta hipótese foi descartada. Além disso, durante o período de internação, ela se comportou normalmente, e então foi liberada para voltar para casa.

Os “gatos maconheiros” rendem muitas risadas na internet mas, na vida real, a erva pode oferecer risco aos animais.

Porém, após o retorno da gata, a dona teve que a deixar com seu parceiro por três semanas. Quando ela retornou, todos os sintomas do animal haviam reaparecido. E lá vai a gata para a clínica veterinária outra vez.

Durante a nova consulta, os médicos questionaram o parceiro sobre o uso de maconha. Ele então acabou admitindo que fumou maconha enquanto a dona estava ausente, e que exalou a fumaça do baseado diretamente na cara da gata “como uma piada”.

Os veterinários colheram uma amostra de sangue do animal (a gata) para a realização de um exame toxicológico. O resultado foi positivo para Δ9-THC e seus metabólitos. A gata foi novamente internada até o desaparecimento dos sintomas, e então foi devolvida à sua dona.

Os pesquisadores explicam no artigo que os sinais de intoxicação por Δ9-THC diferem entre humanos e gatos. Nestes felinos, o fitocanabinóide pode causar distúrbios de consciência, coma, convulsões, ataxia, depressão ou agitação, ansiedade, vocalização, hipersalivação, diarréia, vômitos, e bradicardia. Este tipo de intoxicação é raro em gatos (cães 96% x 3% gatos) mas, mesmo assim, vamos ter cuidado com nosso amiguinhos né?

*Por Lia Esumi: Bióloga, MS/PhD em Psicobiologia e colaboradora no Maryjuana.

You may also like
UFSC inicia plantio de maconha para pesquisa veterinária
Martha Stewart lança produtos de maconha para cães
Lei para uso de maconha em tratamento veterinário é aprovada nos EUA
35 nomes canábicos para você batizar seu pet

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.