CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Componente da maconha alivia fobia social

Componente da maconha alivia fobia social

Notícia que saiu hoje na Folha de São Paulo aponta mais um benefício da erva sagrada: a capacidade de diminuir a ansiedade em pessoas que sofrem de fobia social. O fato foi constatado por um estudo da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. Confira abaixo a íntegra da matéria:

RIBEIRÃO PRETO (SP) Um componente da Cannabis sativa –a popular maconha– é capaz de reduzir a ansiedade de pessoas que sofrem de um transtorno psiquiátrico conhecido como fobia social, diz um estudo da USP de Ribeirão Preto.

Não significa que o uso da erva sirva de tratamento para esse mal. A pesquisa analisou resultados apenas do composto canabidiol, em doses de 600 mg, pela via oral.

De acordo com o pesquisador Mateus Bergamaschi, que fez o trabalho como tese de doutorado, estudos anteriores já apontavam a redução da ansiedade, mas só em pessoas sem transtornos.

O ineditismo da pesquisa, segundo ele, foi o uso da substância em universitários com a fobia social e que nunca tinham sido tratados.

“Observamos que apenas uma dose, de 600 mg, já foi suficiente para reduzir o medo dessas pessoas”, disse.

O estudo envolveu 36 universitários, sendo 24 com o transtorno psiquiátrico. “Vimos que o composto não produziu efeitos colaterais”, afirmou Bergamaschi.

Após duas horas da distribuição do canabidiol, as pessoas tinham dois minutos para elaborar um discurso sobre transporte.

A pessoa era informada de que o discurso estava sendo gravado. O voluntário tinha de se apresentar diante de uma câmera enquanto via sua própria imagem.

O próximo passo é avaliar o uso crônico da substância.

Autor: Araripe Castilho / Fonte: Folha de São Paulo

You may also like
Associação de Niterói obtém liminar para plantar maconha para uso terapêutico
Mercado de CBD vê ameaça após decisão do STJ sobre rol da ANS
Estudo brasileiro demonstra eficácia da cannabis contra superbactérias
Maconha pode ser alternativa para tratar artrite e dor nas costas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.