CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Componente da maconha alivia fobia social

Componente da maconha alivia fobia social

Notícia que saiu hoje na Folha de São Paulo aponta mais um benefício da erva sagrada: a capacidade de diminuir a ansiedade em pessoas que sofrem de fobia social. O fato foi constatado por um estudo da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. Confira abaixo a íntegra da matéria:

RIBEIRÃO PRETO (SP) Um componente da Cannabis sativa –a popular maconha– é capaz de reduzir a ansiedade de pessoas que sofrem de um transtorno psiquiátrico conhecido como fobia social, diz um estudo da USP de Ribeirão Preto.

Não significa que o uso da erva sirva de tratamento para esse mal. A pesquisa analisou resultados apenas do composto canabidiol, em doses de 600 mg, pela via oral.

De acordo com o pesquisador Mateus Bergamaschi, que fez o trabalho como tese de doutorado, estudos anteriores já apontavam a redução da ansiedade, mas só em pessoas sem transtornos.

O ineditismo da pesquisa, segundo ele, foi o uso da substância em universitários com a fobia social e que nunca tinham sido tratados.

“Observamos que apenas uma dose, de 600 mg, já foi suficiente para reduzir o medo dessas pessoas”, disse.

O estudo envolveu 36 universitários, sendo 24 com o transtorno psiquiátrico. “Vimos que o composto não produziu efeitos colaterais”, afirmou Bergamaschi.

Após duas horas da distribuição do canabidiol, as pessoas tinham dois minutos para elaborar um discurso sobre transporte.

A pessoa era informada de que o discurso estava sendo gravado. O voluntário tinha de se apresentar diante de uma câmera enquanto via sua própria imagem.

O próximo passo é avaliar o uso crônico da substância.

Autor: Araripe Castilho / Fonte: Folha de São Paulo

You may also like
Estudo aponta que maconha reduz a dor, mas piora o autocuidado
Colômbia autoriza uso industrial da maconha e sua exportação com fins terapêuticos
Estudo: extrato de cânhamo promove perda de peso
78% dos brasileiros são favoráveis ao uso terapêutico da maconha

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.