CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > Porto Rico estuda descriminalização da posse de maconha

Porto Rico estuda descriminalização da posse de maconha

A onda de legalização da maconha nos Estados Unidos começa a extrapolar os limites geográficos e se espalhar para outros territórios regidos pelo todo-poderoso Tio Sam. É o caso da ilha de Porto Rico, localizada no mar do Caribe, que na semana passada apresentou um projeto de lei propondo a permissão de posse de até uma onça de canábis para adultos acima de 21 anos.

A proposta conta com o apoio do senador Miguel Pereira, um ex-promotor federal que costuma dizer que ninguém tem nada a ganhar com a guerra contra a maconha. Segundo ele, as prisões por posse da erva só servem para desperdiçar dinheiro público e superlotar os sempre cheios presídios.

Na prática, o que deve ocorrer é apenas a remoção das penalidades em caso de posse de até 28 gramas da erva, sem dispor de regras específicas sobre cultivo.

A lucidez do senador tem incomodado e polarizado as opiniões na pequena ilha,sendo que alguns legisladores passaram a exigir a demissão de Pereira. “É um escândalo alguém eleito pelo povo utilizar sua posição para causar dependência, adoecer e destruir a sociedade porto-riquenha”, protestou o conservador senador Itzamar Pena.

No entanto, muitos governantes mostram-se abertos à ideia. É o caso do governador Alejandro Garcia Padilla, que afirma não ter nenhum problema com o debate aberto e reconhece os méritos da proposta, embora acrescente que ela não é uma prioridade para o governo nesse momento.

Com a iniciativa, Porto Rico se junta a outras ilhas caribenhas, incluindo Jamaica e St. Lucia, onde tem havido esforços constantes a favor da legalização da maconha.

Atualmente, a posse de qualquer quantidade de maconha é considerado crime em Porto Rico, sob pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa no valor de US$ 5.000. Os azarados reincidentes podem pegar até 10 anos de cadeia, sem falar que a simples posse de parafernálias fumetas, incluindo sedas e dichavadores, também é infração punível com até cinco anos de jaula e multinha básica de cinco mil doletas.

*Fonte: USA Today

You may also like
Amsterdã fica de fora do experimento de legalização da maconha na Holanda
Maconha na Argentina: hermanos avançam na regulação da cannabis
Governo Lula emite nota favorável ao cultivo de cannabis medicinal
Estudo mostra que jovens estão trocando o álcool pela maconha nos EUA

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.