CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Estudo atesta eficácia do Sativex no tratamento da esclerose múltipla

Estudo atesta eficácia do Sativex no tratamento da esclerose múltipla

São muitas as evidências científicas que comprovam os efeitos terapêuticos da maconha no combate à esclerose múltipla. Publicado no início do mês na revista European Neurology, um novo estudo sobre o tema descobriu que o Sativex – spray oral feito à base de canábis – constitui uma opção de tratamento eficaz e seguro para combater as formas moderadas e graves de espasticidade causadas pela esclerose múltipla.

Segundo os pesquisadores, “Nabiximols (Sativex ®), spray bucal à base de canabinóides, é uma terapia complementar para pacientes com esclerose múltipla moderada a grave e resistentes a outros medicamentos”.

Conduzida por pesquisadores do Centro de Reabilitação Neurológica Quellenhof, na Alemanha, a investigação envolveu 335 pacientes que foram acompanhados durante três a quatro meses. “Dados da vida real confirmam que o nabiximols é uma opção de tratamento eficaz e bem tolerada para MSS resistente na prática clínica”, detalha o resumo do estudo.

You may also like
Canadá divulga novas diretrizes para uso de cannabis no tratamento da dor crônica
Conheça 7 benefícios do uso de canabidiol (CBD)
5 benefícios do CBD para atletas
Pacientes desmistificam o ato de fumar maconha

5 Responses

  1. Maria Madalena Silva

    Meu marido é portador de esclerose múltipla e pelo fato do diagnósticos ter sido feito muito tarde, sendo diagnosticado só em 2009 na época ele tinha 50 anos, inicialmente a fisioterapia deu resultado melhor que o medicamento mas hoje não faz mais efeito, teve perdas motoras, não tem dor mas sofre muito, será que esse medicamentos serve pra ele? Como faço pra conseguir? Aguardo resposta urgente.

    1. Olá, Madalena!

      Apenas um médico poderá dizer se a cannabis é indicada ao caso de seu marido. O que se sabe é que a erva possui, sim, diversos efeitos benéficos no tratamento da esclerose múltipla, mas cada caso é um caso. A boa notícia é que a Anvisa liberou a prescrição e importação do Canabidiol (CBD), mas ainda não diz nada sobre o THC (que consiste no princípio ativo do Sativex). Infelizmente a hipocrisia proibicionista ainda é maior no Brasil do que a compaixão com a dor e o sofrimento de milhões de pessoas que podem se beneficiar com os efeitos dessa planta espetacular.

      Procure a orientação de um médico para saber como proceder no caso dele. Boa sorte e que Deus os abençoe com muita saúde e luz!
      Abraços!

  2. Jorge Tannuri Netto

    Minha esposa é portadora dessa maldita doença “ESCLEROSE MULTIPLA”…Como poderia adquirir o “SATIVEX SPRAY”
    Poderia me informar por favor???….Tenho urgência, ela sofre muito…..
    Um enorme abraço.
    Jorge Tannuri Netto

    1. Olá, Jorge!

      Desculpe não poder ajudá-lo muito, mas sou apenas jornalista. O procedimento para requerer importação do medicamento começa com um pedido médico, portanto, converse com os médicos o quanto antes para agilizar o processo, que também pode requerer a ajuda de um advogado.

      Boa sorte e espero que dê tudo certo! Abraço!

  3. Pingback : Cannabis Medicinal – Estudo atesta eficácia do Sativex no tratamento da esclerose múltipla

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.