CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > México estuda proposta de legalização da maconha medicinal

México estuda proposta de legalização da maconha medicinal

No embalo da legalização norte-americana, quem também se prepara para legalizar o uso medicinal da maconha é o México. Na última terça-feira, dia 18/02, um grupo de políticos esquerdistas apresentou oficialmente uma proposta que visa não só legalizar a cannabis medicinal, mas também descriminalizar a posse e cultivo da erva em território mexicano.

“Setenta mil mortos , 26 mil desaparecidos e um número incalculável de pessoas prejudicadas são mais do que razão suficiente para procurar um modelo alternativo para a proibição”, afirma o deputado Fernando Belauzaran, do Partido da Revolução Democrática .

A proposta apresentada modifica o Código Penal e a Lei Geral de Saúde do México, estabelecendo normas para a produção e distribuição de maconha aos pacientes. Outra mudança será o aumento da quantidade de erva que qualquer adulto (paciente ou não) pode portar, que passará das atuais 5 para a 30 gramas. Além disso, os cultivadores de canábis deixarão de ser penalizados, desde que as plantas não produzam mais de 300 gramas por safra.

A congressista Esthela Damian , defensora da medida, afirma que o objetivo é assegurar “a saúde e o bem-estar do povo mexicano”. Ela acrescentou ainda que os deputados de esquerda levaram a sério as palavras do presidente mexicano Enrique Pena Nieto, quando ele disse, em outubro do ano passado, que seu governo estava aberto ao diálogo sobre a legalização da maconha. “Esperamos que o presidente esteja realmente disposto a discutir o assunto.”

Vamos torcer para que, em breve, uma proposta do tipo também seja oficialmente apresentada no Brasil. Com a legalização prestes a ser discutida pelo Senado Federal tupiniquim, estamos cada vez mais próximos -falando nisso…e você, já mandou uma mensagem para os senadores com os argumentos a favor da erva? Mexa-se, pois a hora é agora!

Essa boa notícia eu flagrei primeiro no portal rt.com.

You may also like
CBD no SUS: São Paulo terá distribuição gratuita de canabidiol
Amsterdã fica de fora do experimento de legalização da maconha na Holanda
Maconha e TDAH: novo estudo sugere benefícios promissores
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.