CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > Legalização da maconha pode reduzir a criminalidade, aponta estudo

Legalização da maconha pode reduzir a criminalidade, aponta estudo

Segundo estudo publicado na semana passada, a legalização da maconha nos Estados Unidos não elevou a criminalidade no país. Pelo contrário, os resultados sugerem que a liberação da erva para fins medicinais tem feito cair o número de homicídios e assaltos.

Conduzida por pesquisadores da Universidade do Texas, a investigação se baseou em dados do FBI para examinar os índices de criminalidade nos EUA ao longo dos últimos dezesseis anos. As taxas de homicídio, assalto, furto e roubo de veículos foram analisadas e comparadas em cada um dos 50 estados norte-americanos entre os anos de 1990 e 2006.

“A análise não indica o aumento dos crimes após a legalização da maconha para fins medicinais. Ao contrário, nos estados onde a canábis está legalizada, é possível estabelecer uma correlação com a diminuição nas taxas de homicídios e assaltos”, diz o artigo veiculado na revista PLOS One. 

Ou seja, cai por terra mais um mito proibicionista – talvez tão arraigado & equivocado como a esquizofrenia – o de que a legalização da maconha representa um perigo para a segurança pública.

Os pesquisadores sugerem ainda que a possível causa para a redução das taxas de criminalidade deve-se à substituição do álcool pela canábis.

“Os resultados estão alinhados com evidências de longa data que mostram como a legalização da maconha pode levar a uma redução do uso de álcool”, cita o relato.

E continua:

“Dada a relação entre uso de álcool e crimes violentos, a substituição da bebida pela maconha leva à redução de crimes violentos que puderam ser detectados em nível estadual.”

É aquela velha história que a gente já contou por aqui: “álcool mata; maconha resgata”.

Clique aqui para acessar o estudo na íntegra.

You may also like
Amsterdã fica de fora do experimento de legalização da maconha na Holanda
Anistia: 2,3 milhões de crimes relacionados à cannabis perdoados nos EUA
Ações de empresas canábicas têm melhor semana na bolsa desde 2020
Nova York é considerada a cidade que mais consome cannabis do mundo

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.