CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > Prefeito de Amsterdã quer fechar coffeeshops no Red Light District

Prefeito de Amsterdã quer fechar coffeeshops no Red Light District

A prova de que os reaças estão por toda parte – e não desistem – chegou agora com essa notícia vinda da Holanda e divulgada pela Agência Estado.  Segundo a reportagem, a prefeitura da paradisíaca Amsterdã conseguiu permissão judicial para banir alguns dos coffeeshops em operação no famoso bairro da Luz Vermelha, o Red Light District, onde tive o prazer de me hospedar e conhecer todas as quebradas durante a épica MaryJuana Trip 2012.

Por incrível que pareça, a maconha é tecnicamente ilegal na Holanda, mas a posse de pequenas quantidades não é crime e o consumo é permitido nos  coffeeshops.  Já a prostituição é legalizada.

De acordo com o prefeito Eberhard van der Laan, o excesso de cafés e bordéis do bairro termina por “estimular a criminalidade” – e é por isso que ele tem procurado fechá-los nos últimos anos.

Já os proprietários de coffeeshops argumentam que as leis são aplicadas seletivamente contra eles.

Em uma decisão publicada nesta quarta-feira, dia 23/04, o Tribunal Distrital de Amsterdã decidiu alinhar-se com a postura do prefeito, decidindo que ele “tem a liberdade para levar a cabo políticas que considere oportunas para proteger a ordem pública”.

Desde 2006, a cidade fechou 192 de 482 estabelecimentos onde as prostitutas trabalham atrás das janelas no distrito de Red Light depois de ganhar o apoio dos tribunais para seu argumento que a alta concentração desses locais dificulta a regulação. No caso dos coffeeshops, o plano é reduzir dos atuais 76 para 50.

O mais engraçado disso tudo, é que pra quem fez uma imersão no Red Light por diversas semanas – tipo eu – tal “violência” alegada pelo prefeito não é tão visível assim. Embora os índices de assaltos sejam altos na região, os coffeeshops nada tê a ver com isso. Valeria muito mais a pena, isso sim, que o prefeito e a polícia locais se concentrassem em banir os traficantes que ficam pelas ruas abordando os pedestres, em vez de coibir estabelecimentos que agem conforme as leis holandesas. #ficaadica, señor van der Laan 😉

*Fonte: Associated Press, via Agência Estado.

 

 

You may also like
Amsterdã fica de fora do experimento de legalização da maconha na Holanda
Amsterdã: prefeita propõe legalização da cocaína para combater o tráfico
Clubes canábicos de Barcelona correm risco de fechar após revés judicial
Deputado francês leva baseado ao Parlamento durante debate sobre legalização da maconha

3 Responses

  1. Oi, Lucas! Mas não vai fechar tudo, não. O prefeito parece que só quer diminuir um pouco o número de coffeeshops. Tomara que feche os que vendam maconha ruim (por incrível que pareça, tem muitaaaa erva ruim lá tb. Bjoo

    1. Oi, Lucas! Mas não vai fechar tudo, não. O prefeito parece que só quer diminuir um pouco o número de coffeeshops. Tomara que feche os que vendam maconha ruim (por incrível que pareça, tem muitaaaa erva ruim lá tb. Bjoo

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.