CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Uso de maconha não causa pensamentos suicidas em jovens

Uso de maconha não causa pensamentos suicidas em jovens


Poucos temas possuem mitos tão arraigados quanto o uso de maconha entre adolescentes. E não é pra menos: durante décadas, em todo o mundo, os proibicionistas propagaram uma série de tragédias imaginárias que, segundo eles, podem ocorrer caso um baseado caia nas mãos dos incautos jovens.

Para derrubar mais uma dessas falácias, a Universidade de Toulouse, na França, lançou um estudo mostrando o uso de cannabis não aumentou a incidência de pensamentos suicidas entre jovens em idade escolar.

Publicada na revista Addictive Behavior, a investigação envolveu 972 alunos do ensino médio. Cada um deles respondeu a um extenso questionário sobre uso de maconha, comportamento suicida, sintomas depressivos, ansiedade, traços de personalidade borderlinpatia.

Após a análise dos dados, os pesquisadores concluíram que “o uso de maconha não representa um fator significativo de predisposição a comportamentos suicidas”.

Nos Estados Unidos, um outro estudo lançado no último mês de maio comprovou que a legalização não aumentou o consumo de maconha entre adolescentes. Com tantos mitos sendo derrubados, a proibição não há de perdurar por muito tempo (nós esperamos!).

* Foto: Richard M Hackett/AP

You may also like
Uso diário de CBD atenua sintomas do autismo, aponta estudo brasileiro
Entidade lança programa de capacitação em redução de danos para professores do ensino médio
Novo estudo tenta explicar por que a maconha causa efeitos diferentes nas pessoas
Etiqueta da maconha: guia define bom comportamento para uso da cannabis

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.