CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Uso de maconha não causa pensamentos suicidas em jovens

Uso de maconha não causa pensamentos suicidas em jovens

Poucos temas possuem mitos tão arraigados quanto o uso de maconha entre adolescentes. E não é pra menos: durante décadas, em todo o mundo, os proibicionistas propagaram uma série de tragédias imaginárias que, segundo eles, podem ocorrer caso um baseado caia nas mãos dos incautos jovens.

Para derrubar mais uma dessas falácias, a Universidade de Toulouse, na França, lançou um estudo mostrando o uso de cannabis não aumentou a incidência de pensamentos suicidas entre jovens em idade escolar.

Publicada na revista Addictive Behavior, a investigação envolveu 972 alunos do ensino médio. Cada um deles respondeu a um extenso questionário sobre uso de maconha, comportamento suicida, sintomas depressivos, ansiedade, traços de personalidade borderlinpatia.

Após a análise dos dados, os pesquisadores concluíram que “o uso de maconha não representa um fator significativo de predisposição a comportamentos suicidas”.

Nos Estados Unidos, um outro estudo lançado no último mês de maio comprovou que a legalização não aumentou o consumo de maconha entre adolescentes. Com tantos mitos sendo derrubados, a proibição não há de perdurar por muito tempo (nós esperamos!).

* Foto: Richard M Hackett/AP

You may also like
Estudo: uso de maconha pode afetar capacidade de pensar e planejar
Estudo mostra que jovens estão trocando o álcool pela maconha nos EUA
Uso de maconha na adolescência está associado à queda no QI
4 aplicativos para maconheiros

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.