CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > CIÊNCIA > Consumo de álcool potencializa efeitos da maconha

Consumo de álcool potencializa efeitos da maconha

Hey, você aí que adora fumar um baseado enquanto degusta uns bons drinques: o consumo de álcool aumenta significativamente a concentração de THC no sangue.

Pelo menos é o que afirma um estudo inédito publicado recentemente pela Associação Americana de Química Clínica (AACC), que avaliou as interações entre álcool e maconha – até então uma incógnita para a ciência.

Publicada na revista Clinical Chemistrya investigação foi feita com 32 pessoas, mas, descontando-se os placebos, apenas 19 completaram todos os testes.

Ao combinar o uso de álcool em baixa dosagem com a vaporização de cannabis com baixo (2,9%) ou alto (6,7%) teor de THC, os pesquisadores verificaram que, entre aqueles que ingeriram placebo, as concentrações sanguíneas máximas para doses baixas e altas de THC foram de 32,7 e 42,2 ug / L de THC, respectivamente, e 2,8 e 5,0 ug /L de 11-OH-THC.

Já entre os participantes que consumiram álcool de fato, as concentrações sanguíneas máximas medianas para doses baixas e altas de THC foram de 35,3 e 67,5 ug / L de THC e 3,7 e 6,0 ug / L de 11-OH-THC – valores significativamente mais elevados do que os aferidos no grupo sem álcool.

 

“Estes resultados ajudarão a facilitar a interpretação forense e sustentar o debate sobre a legislação de trânsito”, disse uma das autores responsáveis pelo estudo, Marilyn A. Huestis, PhD do National Institute on Drug Abuse, localizado em Baltimore, nos Estados Unidos.

Com o aumento do número de estados que legalizaram a cannabis no país, cresce também a preocupação das autoridades com os efeitos da combinação de álcool e cannabis no trânsito.

De acordo com um levantamento envolvendo 1.882 acidentes fatais, o Departamento de Transportes dos Estados Unidos encontrou um aumento do risco de acidentes de 0,7 considerando-se apenas o uso maconha;  7,4 para o uso de álcool e 8,4 no caso das duas substâncias combinadas.e álcool, cannabis, ou uma combinação dos dois.

Clique aqui para conferir outras matérias sobre as relações entre álcool e maconha.

 

You may also like
Canadá registra queda nas vendas de cerveja após legalização da maconha
Cannabis e direção: estudo aponta mínimo impacto nas habilidades de condução
Maconha e TDAH: novo estudo sugere benefícios promissores
Cientistas descobrem mecanismo causador da larica

3 Responses

  1. Alexsander

    Tem diferença se a bebida for antes ou após da uns pega ?

    1. Oi, Alexsander! Creio que dê na mesma, pois ambas substâncias estarão circulando no seu organismo ao mesmo tempo, independentemente da que tenha sido ingerida antes. Bjo!

  2. Enrico

    Agora tá explicado porque me sentia mais chapado depois de beber junto de fumar um sahuehuaehuahuea

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.