CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > Alemanha considera legalizar maconha medicinal

Alemanha considera legalizar maconha medicinal

A legalização da maconha com fins terapêuticos parece ser uma tendência mundial crescente & irrefreável. Além do Brasil e da Colômbia, quem também anunciou recentemente que pretende legalizar a cannabis medicinal é a Alemanha.

Segundo reportagem da Deutsche Welle, o Ministério da Saúde germânico propôs a criação de uma agência que seria responsável pela regulamentação do cultivo e distribuição da maconha medicinal.

O novo organismo estatal seria encarregado de regular o preço da erva, certificando-se que tudo foi cultivado e vendido com fins exclusivamente farmacêuticos.

De acordo com o projeto de lei, aqueles que sofrem com certas doenças passariam a ter acesso à maconha por meio de prescrição emitida por um médico licenciado. O atendimento seria financiado pelo seguro de saúde do paciente. O cultivo caseiro da erva permaneceria completamente proibido, no entanto.

Atualmente, a posse, o cultivo e a venda de maconha são ilegais na Alemanha, onde a erva é classificada como uma “substância viciante ilegal”. Apesar disso, a maioria dos estados não julgam as pessoas flagradas com até seis gramas do entorpecente.

Segundo as leis vigentes, pacientes com doenças graves podem obter um certificado de isenção do Instituto Federal de Medicamentos e Dispositivos Médicos, o que lhes permite comprar maconha seca na farmácia. Apenas cerca de 300 pessoas têm esse certificado e, de acordo com o Ministério da Saúde, quase totalidade desses pacientes sofre de câncer terminal.

No início deste ano, a secretária de drogas do governo federal, Marlene Mortler, argumentou em favor de permitir que pacientes gravemente doentes possam obter cannabis com uma receita médica.

O Ministro da Saúde, Hermann Grohe, também tem apelado repetidamente em favor da maconha medicinal.

You may also like
CBD no SUS: São Paulo terá distribuição gratuita de canabidiol
Amsterdã fica de fora do experimento de legalização da maconha na Holanda
Maconha e TDAH: novo estudo sugere benefícios promissores
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.