CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Canabinoides auxiliam em doenças causadas por hiperexcitabilidade

Canabinoides auxiliam em doenças causadas por hiperexcitabilidade

Capaz de relaxar o corpo e a mente, não por acaso a maconha mostrou-se eficaz no tratamento de doenças de hiperexcitabilidade motora, afirma um novo estudo publicado em fevereiro pela revista Epilepsy Research.

Segundo a pesquisa realizada pela Universidade de Palermo, na Itália, os canabinoides são especialmente benéficos para os portadores da rara – porém, cruel – Síndrome de Isaac, também conhecida como neuromiotonia. 

De acordo com o site Andar Bem, a síndrome de Isaac consiste numa doença neuromuscular causada por hiperexcitabilidade e ativação contínua dos nervos periféricos ligados às fibras musculares. Dentre os sintomas estão rigidez muscular progressiva, contrações ou espasmos musculares contínuos, cãibras e sudorese.

“Os canabinoides desempenham papel importante na modulação dos fenômenos de hiperexcitabilidade no hipocampo”, disseram os cientistas no resumo do artigo científico. Ao que tudo indica, as substâncias – encontradas naturalmente na cannabis – atuam sobre um receptor específico (TRPV1 ) que, por sua vez, regulam a excitação sináptica. O estudo também faz referência a achados médicos anteriores envolvendo doenças para as quais a maconha é comprovadamente benéfica, a exemplo da epilepsia.

Na conclusão, os investigadores reiteram que a “interação farmacológica entre os canabinoides e o receptor TRPV1 representa uma abordagem promissora no futuro para tratar doenças baseadas em hiperexcitabilidade”.

Clique aqui para ler o estudo na íntegra.

You may also like
Maconha e TDAH: novo estudo sugere benefícios promissores
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida
Usuários de maconha têm mais metais pesados ​​em seus corpos, diz estudo
Ministro do STJ propõe veto aos habeas corpus para cultivo de maconha

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.