CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > SOCIEDADE > Novo estudo confirma: álcool promove violência, enquanto maconha reduz a agressividade

Novo estudo confirma: álcool promove violência, enquanto maconha reduz a agressividade

Talvez esta notícia pareça óbvia para os usuários de cannabis, mas nada como uma boa dose de ciência para validar o saber empírico dos maconheiros: enquanto o álcool gera violência, a maconha promove a paz.

Pelo menos é o que confirma um novo estudo lançado na mais recente edição da revista Psychopharmacology. Realizada por uma equipe de cientistas da Maastricht University, da Holanda, a pesquisa avaliou os efeitos agudos do álcool e da maconha na agressão subjetiva de seus respectivos usuários expostos a situações de violência.

Os participantes foram divididos em três grupos: usuários pesados de álcool; usuários regulares de cannabis e um grupo de controle absolutamente “careta”.

Os ensaios clínicos controlados envolveram a administração de doses de álcool, maconha e placebo aos respectivos grupos que, na sequência, foram avaliados a partir de metodologias como o Teste de Associação Implícita. “Além disso, os níveis de testosterona e cortisol também foram registrados como desfechos secundários”, cita o resumo do estudo.

Álcool X Cannabis = violência X paz

Após os testes, os pesquisadores verificaram que “a intoxicação alcoólica aumentou a agressividade subjetiva, enquanto a cannabis reduziu respostas agressivas em relação ao placebo”.

Com mais este argumento na manga, resta intensificar cada vez mais a luta pelo direito de consumir uma planta inofensiva e repleta de propriedades medicinais.

Clique aqui para acessar o estudo na íntegra.

You may also like
Canadá registra queda nas vendas de cerveja após legalização da maconha
Estudo mostra que jovens estão trocando o álcool pela maconha nos EUA
Ciência conclui que é melhor transar chapado do que bêbado
Conheça 5 rótulos de vinhos canábicos

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.