CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Maconha pode prevenir e tratar o câncer de colo do útero

Maconha pode prevenir e tratar o câncer de colo do útero

Com aproximadamente 530 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum – e fatal – entre as mulheres.

No Brasil, em 2016, são esperados 16.340 novos casos, com um risco estimado de 15,85  casos a cada 100 mil mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

E adivinha qual planta pode auxiliar no combate à doença? A maconha, claro!

Segundo um recente estudo publicado pela revista BMC Complementary and Alternative Medicine, o canabidiol (CBD) pode não só prevenir o crescimento de tumores no colo do útero, mas também induzir a morte das células cancerígenas.

“Neste estudo, comparamos os efeitos anti-proliferativos do extrato bruto de Cannabis sativa e de um de seus principais compostos, o canabidiol, em diferentes linhagens celulares do cancro do colo do útero”, relatam os cientistas no resumo do artigo científico.

Através de análises de crescimento celular, triagem fitoquímica, citometria de fluxo e análise da morfologia, dentre outros testes, a pesquisa concluiu que a cannabis é capaz de inibir o desenvolvimento tumoral.

“Os resultados obtidos indicam que tanto o canabidiol como os extratos de cannabis sativa foram capazes de impedir a proliferação de células cancerosas en todas as linhas celulares a várias concentrações.”

Clique aqui para acessar o estudo na íntegra.

You may also like
Trema micrantha Blume: conheça a planta nativa brasileira que é fonte de CBD
Cannabis pode ajudar a reduzir dores relacionadas ao câncer
Vendas de CBD crescem no Brasil, mas produção interna ainda é pequena
Justiça autoriza associação do Sergipe a fornecer flores de cannabis para fins terapêuticos

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.