CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Canabinoides são eficazes no combate à anorexia nervosa

Canabinoides são eficazes no combate à anorexia nervosa

Os benefícios da cannabis no tratamento da anorexia vão muito além de uma provável larica.

De acordo com pesquisadores italianos, deficiências no sistema endocanabinoide cerebral podem estar envolvidas no desenvolvimento da anorexia nervosa.

Em testes realizados com ratos, a equipe descobriu que não só a densidade dos receptores de canabinoides foi “significativamente reduzida” em áreas associadas relacionadas ao apetite, mas também que a administração de agonistas do receptor conduziu a um aumento no peso corporal e uma diminuição do interesse por exercícios físicos.

Sistema endocanabinoide

“Terapias farmacológicas baseadas em drogas que modulam a sinalização do sistema endocanabinoide podem ser úteis no tratamento da anorexia nervosa”, declarou Roberto Collu, PhD da Divisão de Neurociências e Farmacologia Clínica da Universidade de Cagliari durante um congresso o 29ª European College of Neuropsychopharmacology (ECNP).

Em sua apresentação, Collu ressaltou que o sistema endocanabinoide é um “importante sistema neuromodulador envolvido na regulação dos aspectos homeostáticos e hedônicos de comportamento alimentar”.

Maconha X anorexia

O cientista também observou que vários estudos anteriores revelaram associações entre variantes no gene do receptor CB1 e o desenvolvimento de anorexia nervosa.

“A administração de agonistas CB1 melhora, pelo menos parcialmente, o comportamento anoréxico-like e desregulação hormonal”, acrescentou.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra no site Medscape.

You may also like
Maconha e TDAH: novo estudo sugere benefícios promissores
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida
Ministro do STJ propõe veto aos habeas corpus para cultivo de maconha
Estudo: usuários de maconha possuem menor risco de diabetes tipo 2

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.