Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > ATIVISMO > PBPD > Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo

Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo


Espalhe a boa !
  • 36
    Shares
Nosso combalido & golpeado país ostenta um título nada louvável: 726.712 mil pessoas estão presas hoje no Brasil, o que corresponde à terceira maior população carcerária do mundo.

Dois anos após lançar seu último relatório oficial sobre o sistema carcerário brasileiro, o Departamento Penitenciário, ligado ao Ministério da Justiça, publicou no dia 8 de dezembro a mais nova edição do Infopen.

Os dados são de 2016 e revelam que o Brasil tem 726.712 mil pessoas em privação de liberdade, número que alça o país à condição de terceira maior população prisional do mundo.

Abaixo apenas dos EUA (mais de 2 milhões) e China (1,6 milhão), o Brasil tem 26% das pessoas presas respondendo por tráfico de drogas. Entre as mulheres, o número chega a 63%.

O dado é ligeiramente inferior ao da última versão divulgada em 2014, quando 28% dos homens e 64% das mulheres presas respondiam por crimes ligados à Lei de Drogas.

Perfil socioeconômico

Do universo total de presos no Brasil, 55% têm entre 18 e 29 anos.

Observando-se o critério por estado, as maiores taxas de presos jovens, com menos de 25 anos, são registradas no Acre (45%), Amazonas (40%) e Tocantins (39%).

Racismo não existe?

Quando estratificado segundo a cor da pele, o levantamento mostra que 64% da população prisional é composta por pessoas negras. O maior percentual de negros entre a população presa é verificado nos estados do Acre (95%), do Amapá (91%) e da Bahia (89%).

Quanto à escolaridade, 75% da população prisional brasileira não chegou ao ensino médio. Menos de 1% dos presos possui graduação.

Clique aqui para acessar mais dados do Infopen.

You may also like
Carcereiro desenvolve vaporizador para detentos nos EUA
Marcha da Maconha São Paulo 2019 leva milhares à ruas da capital paulista
Chapasongs #139: RESISTÊNCIA 420
Assine já: Ideia Legislativa propõe descriminalização do comércio de sementes de maconha no Brasil

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.