CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > ATIVISMO > PBPD > Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo

Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo

Nosso combalido & golpeado país ostenta um título nada louvável: 726.712 mil pessoas estão presas hoje no Brasil, o que corresponde à terceira maior população carcerária do mundo.

Dois anos após lançar seu último relatório oficial sobre o sistema carcerário brasileiro, o Departamento Penitenciário, ligado ao Ministério da Justiça, publicou no dia 8 de dezembro a mais nova edição do Infopen.

Os dados são de 2016 e revelam que o Brasil tem 726.712 mil pessoas em privação de liberdade, número que alça o país à condição de terceira maior população prisional do mundo.

Abaixo apenas dos EUA (mais de 2 milhões) e China (1,6 milhão), o Brasil tem 26% das pessoas presas respondendo por tráfico de drogas. Entre as mulheres, o número chega a 63%.

O dado é ligeiramente inferior ao da última versão divulgada em 2014, quando 28% dos homens e 64% das mulheres presas respondiam por crimes ligados à Lei de Drogas.

Perfil socioeconômico

Do universo total de presos no Brasil, 55% têm entre 18 e 29 anos.

Observando-se o critério por estado, as maiores taxas de presos jovens, com menos de 25 anos, são registradas no Acre (45%), Amazonas (40%) e Tocantins (39%).

Racismo não existe?

Quando estratificado segundo a cor da pele, o levantamento mostra que 64% da população prisional é composta por pessoas negras. O maior percentual de negros entre a população presa é verificado nos estados do Acre (95%), do Amapá (91%) e da Bahia (89%).

Quanto à escolaridade, 75% da população prisional brasileira não chegou ao ensino médio. Menos de 1% dos presos possui graduação.

Clique aqui para acessar mais dados do Infopen.

You may also like
Maconha também é propósito: um olhar reflexivo para além de 2023
Marcha da Maconha é alvo de perseguição política no interior paulista
Ministro Barroso divulga vídeo com defesa de descriminalização da maconha
Associações canábicas: tudo o que você sempre quis saber sobre o tema

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.