CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > NEGÓCIOS > Califórnia estuda criação de banco estadual dedicado à indústria canábica

Califórnia estuda criação de banco estadual dedicado à indústria canábica

Após legalizar o uso recreativo da cannabis no início de 2018, a Califórnia pode estar prestes a ganhar seu próprio sistema bancário dedicado à indústria da maconha.

Embora a erva seja legalizada – para uso medicinal e/ou recreativo – em boa parte dos estados norte-americanos, o mesmo não pode se dizer da esfera federal, que segue criminalizando a planta nos Estados Unidos – e criando imbróglios jurídicos e financeiros que dificultam a vida dos empresários do ramo.

Os bancos, que operam seguindo leis federais, costumam se recusar a atender clientes do setor da cannabis, exigindo que grande parte das transações sejam feitas em dinheiro vivo. Com isso, a segurança dos empreendimentos está sempre por um triz.

Disposto a reverter tal situação, John Chiang – tesoureiro do estado e candidato democrata ao governo da Califórnia – anunciou nesta semana que avaliará a possibilidade de criar um banco estadual que atenda à indústria canábica, segundo reportagem do LA Times.

O estudo será feito em parceria com o escritório do procurador-geral do estado, com o objetivo de determinar os custos, implicações legais e outras barreiras possíveis para a criação desse novo banco estatal.

O maior risco à empreitada pode vir de Washington, mais precisamente por parte do procurador-geral Jeff Sessions, que recentemente deixou claro o seu viés proibicionista ao afirmar que o governo federal começará a cumprir as leis que proíbem a maconha em nível nacional.

You may also like
Anistia: 2,3 milhões de crimes relacionados à cannabis perdoados nos EUA
Ações de empresas canábicas têm melhor semana na bolsa desde 2020
Nova York é considerada a cidade que mais consome cannabis do mundo
Estudo mostra que jovens estão trocando o álcool pela maconha nos EUA

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.