Embora o uso de maconha ainda seja algo obscuro na medicina veterinária, ao que tudo indica os cães também podem se beneficiar das propriedades terapêuticas da erva.
Os humanos não são os únicos seres vivos que se beneficiam da cannabis. Pelo menos é o que consta na mais recente edição da revista Frontiers, que apresenta os resultados do primeiro estudo farmacocinético e ensaio clínico sobre o uso de canabinoides no tratamento de cães com osteoartrite e dor multiarticular.
Conduzida por uma equipe de médicos veterinários dos Estados Unidos, a pesquisa buscou determinar a segurança e eficácia analgésica do óleo rico em canabidiol (CBD) nos cachorros.
Durante os testes, os pesquisadores descobriram que “o inventário de dor canina e os escores de atividade mostraram uma diminuição significativa na dor e aumento na atividade após a administração do canabinoide”.
Sem efeitos colaterais
Outro ponto positivo é que o CBD não causou efeitos colaterais nos cãezinhos, conforme foi reportado pelos cientistas e tutores.
Na conclusão, os veterinários sugerem que a dose de “2mg/kg, duas vezes ao dia, podem ajudar a aumentar o conforto e a disposição em cães com osteoartrite”.
Clique aqui para ver o estudo na íntegra.