CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > THC pode aumentar eficácia e segurança dos opioides

THC pode aumentar eficácia e segurança dos opioides

Todos os dias, mais de 115 cidadãos americanos morrem por overdose de opioides. Esta “crise dos opioides”, se tornou um grave problema de saúde pública e econômica nos Estados Unidos. Agora, estudos indicam que a maconha pode fazer parte da solução desta questão.

Desde os anos 90, os opióides têm sido prescritos em maior quantidade e frequência nos Estados Unidos, o que contribuiu para o aumento alarmante dos casos fatais de overdose.

Mas porque os opioides são tão perigosos? Os medicamentos da classe dos opioides são muito utilizados para o tratamento da dor, e um efeito colateral dessas substâncias é a hipoventilação ou depressão respiratória. É aí que começa o problema. Muitas vezes, a quantidade de opioide necessária para a supressão da dor é um pouco menor, ou até mesmo igual, à quantidade que induz a depressão respiratória. Dessa maneira, um pequeno aumento na dose, além da quantidade que foi indicada pelo médico, pode induzir a diminuição da respiração e até mesmo causar a morte do paciente.

Uma estratégia para contornar este problema é combinar o opióide com outra substância analgésica, mas que não induz depressão respiratória. Assim, o combate à dor é potencializado sem aumentar o risco de se ter uma overdose fatal.

Mortes por overdose de opióides nos Estados Unidos entre 2000 e 2016 (Fonte: www.cdc.gov).

Δ9-THC

O Δ9-THC (Δ9-Tetraidrocanabinol) é o principal canabinoide psicoativo encontrado na maconha, planta muito utilizada por seu efeito analgésico. Estudos anteriores já evidenciaram que os canabinoides conseguem potencializar a ação analgésica dos opioides, mas o efeito dessa combinação sobre a função respiratória ainda não estava claro.

Recentemente, um estudo conduzido por um grupo de pesquisadores do estado americano do Texas abriu caminho para o esclarecimento desta questão. O estudo foi realizado com macacos Rhesus, que foram tratados com a combinação de Δ9-THC com dois tipo de opioides: morfina e fentanyl.

Os pesquisadores observaram que, em doses nas quais há a potencialização do efeito analgésico dos opióides, o Δ9-THC induz mínimo efeito sobre a função respiratória. Os pesquisadores explicam que este resultado indica que o canabinóide aumenta a segurança do uso de opióides quando utilizado para o tratamento da dor, e que pode contribuir para a redução dos casos de overdose.

*Por Lia Esumi: Bióloga, MS/PhD em Psicobiologia e colaboradora no Maryjuana.

You may also like
Maconha e TDAH: novo estudo sugere benefícios promissores
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida
Usuários de maconha têm mais metais pesados ​​em seus corpos, diz estudo
Estudo sugere: uso de cannabis não aumenta risco de ataque cardíaco

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.