Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
A Suprema Corte do México estabeleceu jurisprudência para o consumo recreativo de maconha, decisão que permitirá cultivar e consumir a planta com fins recreativos a qualquer cidadão que solicite uma permissão ao governo federal.

Por maioria de quatro votos a favor e um contra, a Primeira Sala da Suprema Corte de Justiça do México aprovou ontem (31) amparos sob as conferências da ministra Norma Piña e do ministro Arturo Zaldívar. Foi reiterada a inconstitucionalidade da proibição absoluta do consumo recreativo de maconha, o que permitiu integrar jurisprudência sobre a questão.

A Primeira Sala sustentou que o direito fundamental ao livre desenvolvimento da personalidade “permite que os maiores de idade decidam – sem interferência alguma – que tipo de atividades lúdicas desejam realizar e protege todas as ações necessárias para materializar essa escolha”.

Também foi esclarecido que “esse direito não é absoluto e que poderia regular-se o consumo de certas substâncias, mas as afetações provocadas pela maconha não justificam uma proibição absoluta ao seu consumo”.

A Primeira Sala ordenou à Comissão Federal para a Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris) que autorize aos solicitantes dos amparos “consumir pessoalmente maconha, sem que isso lhes permita comercializá-la nem utilizar outros entorpecentes ou psicotrópicos”.

Este critério foi sustentado pela primeira vez no dia 4 de novembro de 2015 por proposta do ministro Zaldívar e reiterado posteriormente na resolução de outros amparos, e, por existirem cinco precedentes no mesmo sentido sobre o tema, o critério será obrigatório para todos os tribunais do país.

*Fonte: EFE, via Agência Brasil 

[gdlr_stunning_text background_color=”#f3f3f3″ button=”SAIBA MAIS” button_link=”https://www.mary420.cafe/?utm_source=Txt-MJ-Boost&utm_medium=Txt-MJ-Boost&utm_campaign=call2action” button_text_color=”#ffffff” button_border_color=”#6fac2f” title=”Que tal turbinar a sua mente?” title_color=”#94d64f” caption_color=”#a0a0a0″]O conteúdo deste site foi criado por mentes turbinadas com café (Mary4:20)! [/gdlr_stunning_text]

 

Inscreva-se em nossa newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Você se inscreveu com sucesso