CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > Suprema Corte do México libera uso recreativo de maconha

Suprema Corte do México libera uso recreativo de maconha

A Suprema Corte do México estabeleceu jurisprudência para o consumo recreativo de maconha, decisão que permitirá cultivar e consumir a planta com fins recreativos a qualquer cidadão que solicite uma permissão ao governo federal.

Por maioria de quatro votos a favor e um contra, a Primeira Sala da Suprema Corte de Justiça do México aprovou ontem (31) amparos sob as conferências da ministra Norma Piña e do ministro Arturo Zaldívar. Foi reiterada a inconstitucionalidade da proibição absoluta do consumo recreativo de maconha, o que permitiu integrar jurisprudência sobre a questão.

A Primeira Sala sustentou que o direito fundamental ao livre desenvolvimento da personalidade “permite que os maiores de idade decidam – sem interferência alguma – que tipo de atividades lúdicas desejam realizar e protege todas as ações necessárias para materializar essa escolha”.

Também foi esclarecido que “esse direito não é absoluto e que poderia regular-se o consumo de certas substâncias, mas as afetações provocadas pela maconha não justificam uma proibição absoluta ao seu consumo”.

A Primeira Sala ordenou à Comissão Federal para a Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris) que autorize aos solicitantes dos amparos “consumir pessoalmente maconha, sem que isso lhes permita comercializá-la nem utilizar outros entorpecentes ou psicotrópicos”.

Este critério foi sustentado pela primeira vez no dia 4 de novembro de 2015 por proposta do ministro Zaldívar e reiterado posteriormente na resolução de outros amparos, e, por existirem cinco precedentes no mesmo sentido sobre o tema, o critério será obrigatório para todos os tribunais do país.

*Fonte: EFE, via Agência Brasil 

Que tal turbinar a sua mente?

O conteúdo deste site foi criado por mentes turbinadas com café (Mary4:20)! 

SAIBA MAIS

 

You may also like
Amsterdã fica de fora do experimento de legalização da maconha na Holanda
Maconha na Argentina: hermanos avançam na regulação da cannabis
Biden anuncia perdão a condenados por posse de maconha nos EUA
Tailândia vai distribuir 1 milhão de mudas de maconha para a população

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.