Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > É seguro dirigir depois de fumar maconha? Especialistas ainda não sabem

É seguro dirigir depois de fumar maconha? Especialistas ainda não sabem


Espalhe a boa !

Um novo estudo mostra que quase metade dos usuários de maconha acredita que é seguro dirigir depois de fumar a erva, enquanto apenas 14% dos que não usam a substância pensam o mesmo. A ciência, contudo, ainda não conseguiu responder a questão com propriedade.

É verdade que o THC, ingrediente psicoativo da cannabis, pode prejudicar os níveis de atenção de uma pessoa, além de sua percepção de tempo e velocidade, habilidades importantes para a direção segura. Entretanto, uma análise de 2010 publicada no American Journal of Addiction descobriu que, embora “a cannabis e o álcool prejudiquem de forma significativa várias habilidades relacionadas à direção, os fumantes de maconha tendem a compensar de forma eficaz enquanto dirigem utilizando uma variedade de estratégias comportamentais”.

Ou seja, embora a maconha deva, teoricamente, piorar as habilidades do motorista, testes mostram o contrário. “Estudos cognitivos sugerem que o uso de cannabis pode levar a condução insegura, estudos experimentais sugerem que pode ter o efeito oposto”, aponta a publicação de 2010. Um relatório do Congresso norte-americano chegou a conclusões semelhantes em 2017.

Em um teste, os voluntários receberam maconha, álcool ou ambos e depois usaram um simulador de direção. Os pesquisadores descobriram que os motoristas que fumaram maconha eram mais cautelosos, exibindo “velocidades médias reduzidas, maior tempo dirigindo abaixo do limite de velocidade e aumentando a distância [entre carros]”, apesar de acharem mais difícil manter a posição dentro de uma pista.

Vale ressaltar que, de acordo com os especialistas, a quantidade de THC consumida e os níveis de tolerância do usuário tiveram impacto nos resultados. “É fácil saber a diferença entre uma latinha de cerveja ou duas, mas é mais difícil saber quanto THC tem cada tragada de um baseado”, escreveu Sam Wolfson no jornal The Guardian.

Um estudo de 2017 descobriu que o número de colisões fatais não aumentou nos estados norte-americanos onde a erva foi legalizada — em comparação com os locais onde a maconha permaneceu criminalizada. No entanto, outras duas pesquisas mostraram que, em geral, acidentes são mais comuns nas regiões que descriminalizaram o uso da planta.

Uma delas é a análise feita pela Highway Loss Data Institute, que mostra um aumento de 5,2% nos registros de acidentes pela polícia nas áreas dos Estados Unidos onde a cannabis é legalizada.

O quão seguro dirigir após fumar maconha, portanto, continua sendo uma incógnita. Mas vale lembrar que dirigir sob o efeito de álcool ou qualquer outra substância psicoativa viola o Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro.

*Fonte: Galileu

You may also like
Em Washington, legalização da maconha não aumentou o consumo entre adolescentes
Em Michigan, cães farejadores não serão mais treinados para detectar cannabis
Legalização da maconha já gerou mais de 200 mil empregos formais nos EUA
Congresso recebe projeto para descriminalizar a maconha nos EUA

Leave a Reply