CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > VAPER > SAÚDE & BEM-ESTAR > Trocar a fumaça pelo vapor é benéfico para portadores de DPOC

Trocar a fumaça pelo vapor é benéfico para portadores de DPOC

Uso de vaporizador pode amenizar sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Conforme avançam as pesquisas, a ciência segue comprovando que os vaporizadores são a melhor estratégia de redução de danos para fumantes.

Segundo estudo da Universidade de Catania, na Itália, substituir a fumaça pelo vapor é capaz de melhorar as condições de saúde dos pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), uma das moléstias mais comuns em tabagistas.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os fumantes habituais possuem 90% de chance de sofrer de DPOC – que corresponde também ao 5º maior motivo de internações no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo reportagem do Pneumoblog.

A doença se caracteriza por uma redução persistente e progressiva do fluxo de ar. Pode piorar com o tempo e levar à morte. Somente em 2015, a DPOC causou a morte de 31.120 brasileiros.

Estudo

Os cientistas italianos concentraram-se em avaliar 44 portadores de DPOC que interromperam ou reduziram substancialmente o uso de cigarros convencionais através da substituição por cigarros eletrônicos.

Após testes e pesquisas de acompanhamento realizadas durante três anos, ficou evidente que o uso do vaporizadores melhorou significativamente a saúde dos participantes em diversos marcadores.

Os pesquisadores acompanharam as mudanças do período de referência dentro de cada grupo e, em seguida, compararam a trajetória da progressão dos sintomas ao longo do tempo. Eles também avaliaram as diferenças entre cada um dos grupos, incluindo pessoas vaporizavam e fumavam ao mesmo tempo, também chamadas de “usuários duais”.

Publicado no International Journal of Chronic Obstructive Pulmonary Disease, o estudo concluiu que os pacientes que usaram os vaporizadores para ajudá-los a reduzir ou parar de fumar melhoraram as taxas de exacerbação da DPOC, bem como obtiveram melhores pontuações em testes pneumológicos, como CAT e 6MWD.

Clique aqui para conhecer outros benefícios dos vapes à saúde.

You may also like
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida
Estudo sugere: uso de cannabis não aumenta risco de ataque cardíaco
Fumaça de maconha ou tabaco: qual é mais prejudicial à saúde?
Estudo: usuários de maconha possuem menor risco de diabetes tipo 2

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.