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Califórnia inaugura sua primeira cafeteria que vende maconha

A primeira cafeteria dos Estados Unidos que permite o consumo de maconha foi aberta nesta segunda-feira (30/09), em West Hollywood, na Califórnia.

O Lowell Cafe tem decoração que remete à Amsterdã, capital da Holanda (onde o consumo é permitido em cafeterias). Os clientes poderão pedir maconha como se fosse um espresso.

De acordo com a Bloomberg, a inauguração da cafeteria oferece uma extensão ao mercado de cannabis. “As pessoas querem fumar um baseado com seus amigos como tomam uma cerveja no bar — não escondidas num beco ou no carro”, afirma David Elias, co-fundador da Lowell Herb Co., com sede em Los Angeles.

Lowell, de 46 anos, era operador de mercado em Wall Street. Começou o negócio em 2017 com cinco funcionários — um ano após a “Lei de Uso de Maconha para Adultos”, da Califórnia ter sido aprovada. Hoje, tem uma equipe de mais de 200 pessoas e conta com a estrela pop Miley Cyrus e outras celebridades como investidores.

Complicações

Em setembro, uma campanha do governo avaliada em US$ 20 milhões e com autorização do governador da Califórnia, Gavin Newsom, foi divulgada para conscientizar os jovens que usam o cigarro eletrônico com nicotina e cannabis.

“É uma situação complicada”, disse Elias em entrevista. Um dia depois, as autoridades federais de saúde disseram que quase 77% dos casos de pacientes com lesões pulmonares relacionadas ao cigarro eletrônico continha THC (tetraidrocanabinol) — o principal ingrediente psicoativo da maconha.

No entanto, Elias afirma que existe a oportunidade de criar uma marca forte da Califórnia que une o café e a maconha, como a Levi Strauss & Co. fez com jeans. “Se a cafeteria for um modelo de sucesso, será replicado em todo o país”, disse Bethany Gomez, diretora de pesquisa do Brightfield Group, um grupo de pesquisa de mercado de cannabis. Ainda assim, ela disse, “não está claro que haverá uma demanda no nível da Levi por consumo no local. É um público específico.”

Barreiras

Como o primeiro dos oito cafés a ser inaugurado em West Hollywood — dentre cerca de 400 pedidos —, Elias disse que a barreira de entrada é “muito alta”. No entanto, Lowell acaba de concluir a segunda rodada de financiamento com seu principal investidor: a empresa de capital de risco Beehouse, que investiu US$ 45 milhões.

Elias se encontrou com mais de 100 investidores e decidiu seguir esse caminho, ao invés de recorrer aos mercados públicos. Ele se recusou a comentar sobre a avaliação da empresa ou participações mantidas por investidores, exceto que ele é o sócio majoritário.

*Fonte: Época Negócios

**Fotos: Divulgação Lowell Cafe

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