CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > ESTILO DE VIDA > GASTRONOMIA > Brisadeiro: aprenda a fazer brigadeiro de maconha

Brisadeiro: aprenda a fazer brigadeiro de maconha

Saiba tudo sobre brigadeiro de maconha – o famoso brisadeiro – e aprenda de uma vez por todas a preparar essa delícia pra lá de chapante!

Uma das laricas mais tradicionais do Brasil, o brigadeiro também pode ser preparado com cannabis, dando origem ao chamado brisadeiro, brigaconha, brigadeiro mágico ou brigadeironha (que são alguns dos muitos apelidos dados a essa saborosa & chapante iguaria).

Dentre as inúmeras receitas que podem ser infusionadas com maconha, o brigadeiro se destaca pela praticidade e rapidez. Além de ser uma delícia, afinal a mistura de leite condensado, cacau e cannabis agrada a maioria dos paladares.

Outra vantagem do brisadeiro – e de todas as receitas com cannabis – é a redução de danos.

Ingerir a erva é uma opção “mais limpa” para quem não pode ou não quer fumá-la, evitando a inalação de fumaça ou vapores que podem ser irritantes para o trato respiratório.

♦♦♦

Efeitos 

o que é brisadeiro

Para começo de conversa, comer e fumar maconha produzem brisas diferentes, tanto em duração quanto em intensidade.

Ao ingerir cannabis devidamente descarboxilada – como você aprenderá a preparar a seguir – o THC é metabolizado pelo fígado, para depois ser distribuído pela corrente sanguínea. Dessa forma, os efeitos demoram mais a começar, até porque existe todo o processo digestivo envolvido (e que varia de pessoa para pessoa, podendo levar até 2 horas para início da onda).

Mas quando bate, o brisadeiro (e outras comidas com cannabis) costuma bater forte e intensamente, produzindo brisas que duram por muito mais tempo do que quando fumamos a planta.

Por essas e outras, é preciso consumir essas iguarias com MODERAÇÃO, evitando a ingestão de grandes quantidades.

♦♦♦

DICA 1: Sobretudo se você for iniciante, comece com uma pequena dose e espere a brisa bater antes de se arriscar a comer mais. 
DICA 2: Se por acaso surgirem efeitos indesejáveis – a famosa “bad trip” – clique aqui e saiba como aliviar a pressão!

♦♦♦

Como fazer brisadeiro

como fazer brisadeiro

Para preparar seus brigadeiros mágicos, o primeiro passo é fazer a manteiga canábica, que servirá como base de qualquer receita da culinária canábica.

Quem preferir ou for adepto do veganismo, pode optar pelo óleo de coco no lugar da manteiga, que também dá super certo e fica uma delícia no brisadeiro.

Mas, não importa a base (óleo ou manteiga), antes de tudo você terá que fazer o processo de descarboxilação da erva, que consiste na ativação dos canabinoides através do calor.

É por isso que não adianta comer a maconha “in natura”, pois simplesmente não vai dar onda.

Sem calor, o THCA nçai se converte em THC – ou seja, comer a maconha crua pode até ter diversos efeitos medicinais, mas certamente nenhum deles psicoativo.

Então vamos ao que interessa:

Passo a passo para descarboxilar a maconha

  1. Triture a cannabis e distribua uniformemente no fundo de uma assadeira forrada com papel manteiga.
  2. Cuidado para não encher demais o recipiente, mas também não deixe os pedaços muito espalhados. Se preciso, utilize uma forma de tamanho menor para garantir a distribuição adequada conforme a quantidade que você for descarboxilar por vez.
  3. Tampe a assadeira com papel alumínio, colocando-a no forno pré-aquecido entre 100º C a, no máximo, 130º C (nossa dica aqui é sempre utilizar a menor temperatura, ou seja, 100ºC a 110ºC);
  4. Mantenha no forno por no mínimo 40 minutos a 1 hora. Durante esse período, mexa a erva com cuidado a cada 15 minutos.
  5. Se possível, utilize um termômetro de cozinha para aferir a temperatura, lembrando que qualquer mínima pode ser suficiente para carbonizar a erva.
  6. Após 40 minutos, ao notar que a erva está com uma coloração tostada, retire a assadeira do forno e aguarde esfriar antes de remover o papel alumínio.
  7. Pronto! Você tem em mãos cannabis descarboxilada,que neste ponto deve ter aparência de farelos levememente amarronzados. Essa extração pode ser utilizada em diversas receitas e servirá de base para a manteiga canábica que é o principal ingrediente do brisadeiro..

♦♦♦

Prepare a manteiga canábica

manteiga canábica

Manteiga canábica. Foto: TasteCooking.com

Eis aqui o ingrediente principal do seu brisadeiro, que será responsável pela tão desejada brisa: a manteiga canábica, também chamada de cannabutter.

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes:

  • 100 g de manteiga
  • 10 gramas de cannabis descarboxilada
  • 150 ml de água

É possível ajustar a quantidade para mais ou menos, desde que respeitadas as proporções indicadas.

Modo de preparo:

  • Em uma panela, coloque a manteiga e o copo de água, levando ao fogo baixo para que derreta. A água é adicionada para evitar que a manteiga aqueça demais, mantendo a integridade do THC.

  • Assim que a manteiga derreter e a água iniciar o processo de fervura, com a formação de bolhas, adicione a maconha descarboxilada.

  • Mantenha o cozimento em fogo baixo, controlando para que a temperatura não ultrapasse os 90º C (se necessário, utilize o termômetro culinário). Muito importante: NUNCA deixe a mistura ferver completamente

  • Esse processo visa extrair o THC e pode levar até duas horas para obter máximo aproveitamento dos canabinoides. Se estiver com pressa, 40 minutos bastam para um aproveitamento mediano. Durante o período em que estiver no fogo, mexa de vez em quando.
  • Após esse período, desligue o fogo e utilize um pano de prato limpo ou uma peneira de inox para coar a mistura, que pode ser colocada em um pote para maior comodidade.

  • Espere esfriar até que a manteiga endureça completamente. Neste ponto, a água vai se separar da manteiga – e será preciso retirá-la.

  • Para isso, faça um pequeno furo na superfície da manteiga, deixando a água escorrer completamente.
  • Está pronta a sua manteiga canábica, que servirá de base para o brisadeiro e qualquer outra receita que você desejar infusionar com maconha! Mantenha o pote guardado na geladeira e consuma dentro de, no máximo, dois meses.
*Lembrete: também é possível preparar a manteiga canábica em banho-maria, processo que é mais indicado por permitir mais controle da temperatura. No entanto, é mais demorado, podendo levar até 6 horas para obter aproveitamento total dos canabinoides. 

♦♦♦

Receita de brisadeiro

receita e brisadeiro

Com a manteiga canábica em mãos, agora é muito simples preparar o seu brisadeiro!

A seguir, segue uma de nossas receitas favoritas, lembrando que você pode variar ingredientes e preparar o seu brisadeiro gourmet conforme a larica – e os ingredientes que estiverem à disposição – mandarem!

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 50 gramas de manteiga canábica
  • Cacau ou chocolate em pó (de preferência meio amargo) a gosto

Modo de preparo:

  • Em uma panela, coloque a manteiga canábica e leve ao fogo baixo para derreter.
  • Adicione o leiete condensando e o chocolate/cacau em pó.
  • Mexa bem até que a mistura fique homogênea e passe a desgrudar do fundo da panela.
  • Desligue o fogo e coloque o brisadeiro em um prato. Deixe esfriar e, se desejar, enrole em pequenas bolinhas, envolvendo-as em confeitos de chocolate.

Boa viagem!

*Por: Redação Maryjuana

**Junte-se à roda do Maryjuana no Telegram.
You may also like
Vem aí a 2ª edição do Desafio Cozinha Cannabica
Brasileira lança incubadora e concurso para projetos canábicos inovadores
Participe do Desafio da Cozinha Cannábica e aprenda a cozinhar com maconha
Receita da Boa: Netflix lança novo reality de culinária canábica

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.