CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > MAIS LIDAS > Bong: o que é e como bongar (guia completo!)

Bong: o que é e como bongar (guia completo!)

Saiba tudo sobre o bong, um dos acessórios para fumar maconha mais antigos e utilizados em todo o mundo.

Mas, afinal de contas: o que é esse tal de bong?

Bong é um dispositivo utilizado para fumar cannabis e outras ervas. Trata-se de um tipo de cachimbo de água, que utiliza um sistema de filtragem para resfriar a fumaça antes de ser inalada pelo usuário.

Grande ou pequeno, é bem provável que você já tenho visto esse apetrecho canábico em algum filme ou série por aí.

ORIGEM DO BONG

Utilizado desde a antiguidade por povos africanos e asiáticos, o bong – também chamado de bongo ou water pipe – é um instrumento para o consumo de ervas como tabaco ou cannabis, sendo esta última a mais comum hoje em dia.

Segundo pesquisas arqueológicas, constatou-se que os bongs foram criados na Tailândia e ganharam fama global que perdura até os dias de hoje.

Os primeiros modelos foram feitos com bambu, como a derivação do nome sugere.

No idioma tailandês, a palavra bong significa bambu.

O uso do bong costuma ser bastante recomendado como estratégia de redução de danos para os usuários de cannabis, por oferecer o processo de resfriamento e filtragem da fumaça, além de afastar a chama dos lábios.

TIPOS DE BONG

É possível encontrar bongs dos mais diversos modelos e tipos de material, sendo mais comuns os de vidro, acrílico e silicone. Há ainda os bongs feitos em material de impressão 3D que tem surgido nos últimos anos. 

Precisamos considerar ainda as múltiplas possibilidades de improviso que o objeto permite.

Quem necessitar ou preferir, pode fazer seu próprio bong artesanal a partir de materiais simples como bambu, frutas ou garrafas pet.

Para que você se familiarize com o design e funcionamento da ferramenta, segue a descrição completa no tópico a seguir. 

PARTES DO BONG

Bastante simples, o bong possui estrutura composta basicamente pelas partes representadas na imagem acima, ou seja:  

➡️ BASE: é o recipiente que vai a água. Encha por volta de 2,5 dedos acima da ponta do tubo ou haste para que não se molhe de água suja ao tragar;

➡️TUBO DOWNSTEM: é o tubo que encaixa o bowl e conecta na base, que pode ser acoplado ou não ao bong. Alguns, inclusive, não tem essa peça, como os minibongs que possuem apenas hastes;  

➡️BOWL:  serve para colocar a cannabis. Evite cair na tentação de encher “até o talo”. 

➡️COLUNA: é o tubo por onde passa a fumaça;

➡️BOCAL: o nome já diz tudo, trata-se do local para posicionar a boca e tragar. 

Alguns modelos possuem percoladores ou outros acessórios para melhorar ainda mais a experiência do usuário.

COMO USAR: PASSO A PASSO PARA BONGAR

Ao utilizar um bong, é importante seguir alguns passos básicos para garantir a experiência mais agradável e segura possível:

1- Encha a base com água

A base do bong deve ser preenchida com água, que funciona como um filtro para resfriar a fumaça. É importante não encher a base completamente, deixando espaço suficiente para que a água não transborde durante o uso.

2- Coloque a erva no bowl

Como vimos acima, o bowl é o local onde a erva é colocada e queimada. É importante escolher uma cannabis de qualidade e triturá-la em pedaços pequenos antes de colocá-la no bowl. Algumas pessoas podem preferir utilizar redes para evitar que partículas da erva caiam na água.

3- Taca fogo

Utilize um isqueiro ou maçarico para acender a erva. É importante controlar esse processo, evitando que a erva queime de forma desigual e produza fumaça excessiva.

4- Puxe a fumaça

Coloque a boca na extremidade do tubo (bocal) e puxe lentamente. A fumaça passará pela água, resfriando e filtrando as impurezas, antes de subir pelo tubo e chegar até você.

5- Inale

Quando a fumaça estiver acumulada no tubo, retire o bowl do bong e continue puxando a fumaça enquanto inala profundamente.

6- Exale 

Solte a fumaça pela boca (ou nariz, se tiver coragem!). É importante não reter a fumaça de forma exagerada, para evitar irritações nos pulmões.

7- Limpe o bong

Após uma sessão de bongadas, é importante limpar o bong cuidadosamente para evitar o acúmulo de resíduos e odores desagradáveis. Utilize uma escova ou esponja embebidos em álcool isopropílico para limpar o interior do tubo e da base, no caso dos bongs de vidro, e enxágue com água quente e sabão. No caso de bong de silicone, use detergente e água quente.

>> Clique aqui para conhecer 5 motivos para bongar em vez de fumar

REDUÇÃO DE DANOS 

O uso do bong pode ser mais seguro à saúde do que outros métodos de fumar cannabis, pois a fumaça resfriada é mais suave para os pulmões.

Além disso, a filtragem pela água pode reduzir a quantidade de alcatrão e outras impurezas inaladas pelo usuário.

No entanto, é importante lembrar que a fumaça do bong ainda é prejudicial à saúde e pode causar danos  à saúde, sobretudo se utilizado em excesso.

É recomendado evitar o compartilhamento do dispositivo com outras pessoas para reduzir o risco de transmissão de doenças.

Manter o bong sempre limpo também é fundamental para garantir a segurança no uso. Dúvida? Então se liga nesse alerta sobre risco de pneumonia necrosante associado ao uso de bong sujo!

BONGS CURIOSOS

Como já foi dito acima, existe uma infinidade de tipos de bong no mercado atualmente – e a cada dia surgem novos modelos para fazer a cabeça de quem curte apreciar a erva a partir desse acessório.

Há bongs estilosos, outros polêmicos – e, por falar em polêmica, tem até mesmo bong sexual para os mais ousados!

E você, ainda tem alguma dúvida ou sugestão sobre uso de bongs? Envie para nós através dos comentários ou redes sociais.

Por: Redação Maryjuana

**Junte-se à roda do Maryjuana no Telegram.

You may also like
Smoking promove ação em homenagem ao Dia Internacional da Música
Como bolar um baseado: aprenda a fazer o cigarro de maconha perfeito
Horóscopo Canábico 2022
Como fumar haxixe: aprenda a degustar hash puro ou com cannabis

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.