Na quinta edição, a Copa Cannabis Uruguay é um evento em que cultivadores de maconha competem com suas flores e extrações, enquanto a comunidade canábica se reúne para compartilhar experiências, baseados e muitas ideias.
Em 2016, o evento voltou às origens e foi sediado no último dia 17 de julho num antigo casarão histórico de Montevideo – onde ocorreu a primeira edição, em 2012. Ao todo, foram inscritas mais de 160 amostras de flores e cerca de 70 amostras de haxixe e extrações.

Casarão histórico que sediou a Copa Cannabis Uruguay 2016 também é sede do “Canela”, um dos grupos de candombe mais tradicionais do país
Enquanto as flores e extrações são fumadas (em baseados, cachimbos, bongs e vaporizadores de todos os tipos e tamanhos) e a cortina de fumaça toma conta do casarão que abriga o evento, rolam shows de música, exposição e venda de uma série de produtos e inovações.
O clima intimista, a fumaça constante e uma providencial lareira ajudaram a espantar o frio típico da época na região.
O público também podia fazer a cabeça num criativo vaporizador desenvolvido por um jardineiro colombiano – que, muito gentilmente, nos convidou para provar a adocicada Punto Rojo (uma das variedades campeãs da Copa Cannabis do ano passado).
Impossível nomear todos os tipos diferentes de erva que fumamos nas mais de dez horas que passamos na Copa durante o fim de semana: Skywalker, Amnesia, Moby Dick, Flower Power, Jack Herer…
Primeira e – até então – única copa canábica legalizada da América do Sul, a Copa Cannabis Uruguay é organizada por membros da Associação de Estudos da Cannabis do Uruguai (AECU) e veteranos dos principais clubes de cultivo do país.
A cada ano que passa, o evento reúne mais fãs da planta vindos de todo o continente sul-americano – incluindo, é claro, muitos brasileiros. Ao todo, a edição de 2016 reuniu cerca de 300 pessoas, entre competidores, juízes e público em geral.
Entenda a competição
Inscritos previamente, os competidores se dividem nas categorias: Clubes de Cultivo Externo; Clubes de Cultivo Interno; Autocultivo Interior; Autocultivo Exterior; Extrações Métodos Tradicionais e Extrações Novos Métodos.
Os juízes, convidados pela organização e vindos da Argentina, do Chile e do Brasil avaliam a qualidade estética, química e psicoativa das amostras e elegem os vencedores.
Em paralelo, os próprios competidores inscritos recebem amostras aleatórias de outros concorrentes e julgam os produtos anonimamente. A comissão avalia os resultados e elege os melhores das categorias com as cobiçadas taças da competição.
Conheça os ganhadores da Copa Cannabis Uruguay 2016
FLORES
CATEGORIA CLUBES – CULTIVO EXTERIOR
1º lugar:
Club Cannábico Punta del Este
California Orange Dutch Passion
2º lugar:
Club Cannábico Jardín del Fondo
Scott O.G. Kush Rare Darkness
3º lugar:
Revista Haze
Sour Destro Huergenetics
CATEGORIA CLUBES – CULTIVO INTERIOR
1º lugar:
Club Cannábico 420
Skywalker Kush DNA Genetics
2º lugar:
Club Cannábico Sativa
24K Orgânica DNA Genetics
3º lugar:
Club Cannábico UCANN
Semente desconhecida da Califórnia
CATEGORIA AUTOCULTIVO – EXTERIOR
1º lugar:
Guillermo Amándola
Chocolope Cruz del Sur
2º lugar:
Diego Hermida
Pomelo DNA Genetics MIX
3º lugar:
Juan Palese
Kush`n Cheese Dinafem
CATEGORIA AUTOCULTIVO – INTERIOR
1º lugar:
Eduardo Bandera
Sour Power Hortilab
2º lugar:
Alberto Huergo
Mohan Ram Sweet Seeds
3º lugar:
Alberto Huergo
StarBub x Sour Power Hortilab
EXTRAÇÕES – CATEGORIA NOVAS TÉCNICAS
1º lugar:
Diego Bequio
Rosin
24K DNA Genetics
2º lugar:
Anthrax
BHO
Nebula Paradise Seeds
3º lugar:
Bata Sativa
BHO
Sensi Star Paradise Seeds
EXTRAÇÕES – CATEGORIA MÉTODOS TRADICIONAIS
1º lugar:
Club Cannábico Punta del Este
Dry Sift
California Orange Dutch Passion
2º lugar:
Felipe Augustynski
Ice-O-Lator
Lavender – NYCD (mix)
3º lugar:
Victor Consciousness
Ice-O-Lator
Tangie x Nicole Kush DNA Genetics/Marimberos
*Por: Jonas França e André Fernandes, a dupla responsável pela Expedição San Martín, que percorrerá as rotas de José de San Martín pelo Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Bolívia.