CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > MEDICINAL > Uso de maconha pode melhorar a função cognitiva em adultos

Uso de maconha pode melhorar a função cognitiva em adultos


Sabe aquela conversa fiada que todo proibicionista adora propagar por aí, dizendo que o “uso de maconha deixa as pessoas burras”?

Pois tal argumento não passa de mais um daqueles mitos sem fundamento algum senão o preconceito, como confirma um novo estudo publicado na revista Frontiers in Pharmacology.

Conduzida por pesquisadores do Mc Lean Hospital – entidade psiquiátrica filiada à Harvard Medical School – a pesquisa sugere que a maconha pode, de fato, melhorar a função cognitiva em adultos.

Metodologia

O levantamento de dados foi feito a partir de testes cognitivos realizados com um pequeno grupo de usuários medicinais de maconha.

Ao todo, os 11 participantes foram avaliados antes e após três, seis e doze meses de tratamento com a erva.

“Depois de três meses de tratamento com cannabis, os pacientes apresentaram melhor desempenho ao executar certas tarefas cognitivas, especificamente aquelas mediadas pelo córtex frontal”, declararam os cientistas em um comunicado oficial.

Maconha & saúde: só benefícios

Os participantes do estudo também relataram melhorias em outras condições clínicas, incluindo qualidade do sono, saúde geral e diminuição do uso de remédios farmacêuticos convencionais, sobretudo os opiáceos.

“Vimos uma redução de 42% no uso de opioides”, disse a dra. Staci Gruber, uma das responsáveis pelo estudo.

Clique aqui para saber mais sobre maconha e cognição.