CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > CIÊNCIA > Comprovado: canabinóides são capazes de matar células cancerígenas

Comprovado: canabinóides são capazes de matar células cancerígenas

A cura para o câncer pode estar mais próxima do que imaginamos. No último mês de junho, o National Cancer Institute (NCI), dos Estados Unidos, atualizou o tópico intitulado “Cannabis and Cannabinoids” do seu banco de dados online destacando o papel dos canabinóides herbais na morte de células cancerosas, processo clinicamente chamado de apoptose (quando ocorre uma espécie de “auto-destruição” celular).

Como já era de se esperar devido à influência & manipulação por parte da poderosíssima indústria farmacêutica, pouco se ouviu falar dessa notícia por aí.

Quem trouxe o fato à tona foi o Publius, coletivo de autores responsáveis pelo livro The Cannabis Papers: a citizen’s guide to cannabinoids, lançado em 2011 e disponível gratuitamente abaixo*.

“Nós já conhecíamos há algum tempo a importância do Sistema Canabinóide (SC) no combate ao câncer”, observa Stephen Young, membro do Publius e autor de Maximizing Harm: Winners and Losers in the Drug War (2000). “Estamos felizes em ver o NCI publicando oficialmente essa informação após 37 anos em que eles próprios noticiaram pela primeira vez as propriedades anti-cancerígenas da canábis”, comemora.

Em 1975, o  NCI publicou um estudo relatando a atividade antineoplásica (anti-cancerígena) dos canabinóides. Dando sequência ao trabalho,  desta vez os pesquisadores buscam estabelecer como isso acontece e afirmam: “canabinóides podem causar efeitos anti-tumorais através de diversos mecanismos, incluindo a indução da morte celular, inibição do crescimento das células e do processo de metástase (referências 9-12).

“O governo norte-americano patenteou os canabinóides em 2003.  Nos anos seguintes, várias pesquisas foram publicadas por órgãos como o  International Association for Cannabinoid Medicines e o International Cannabinoid Research Society“, completou Young.

As novas atualizações divulgadas pela NCI mostram como canabinóides combatem especificamente os cânceres de mama, cólon e de pulmão.

* Fonte:  PR Web

*Leia na íntegra o livro The Cannabis Papers.

You may also like
CBD no SUS: São Paulo terá distribuição gratuita de canabidiol
Maconha e TDAH: novo estudo sugere benefícios promissores
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida
Usuários de maconha têm mais metais pesados ​​em seus corpos, diz estudo

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.