CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > CIÊNCIA > Comprovado: canabinóides são capazes de matar células cancerígenas

Comprovado: canabinóides são capazes de matar células cancerígenas


A cura para o câncer pode estar mais próxima do que imaginamos. No último mês de junho, o National Cancer Institute (NCI), dos Estados Unidos, atualizou o tópico intitulado “Cannabis and Cannabinoids” do seu banco de dados online destacando o papel dos canabinóides herbais na morte de células cancerosas, processo clinicamente chamado de apoptose (quando ocorre uma espécie de “auto-destruição” celular).

Como já era de se esperar devido à influência & manipulação por parte da poderosíssima indústria farmacêutica, pouco se ouviu falar dessa notícia por aí.

Quem trouxe o fato à tona foi o Publius, coletivo de autores responsáveis pelo livro The Cannabis Papers: a citizen’s guide to cannabinoids, lançado em 2011 e disponível gratuitamente abaixo*.

“Nós já conhecíamos há algum tempo a importância do Sistema Canabinóide (SC) no combate ao câncer”, observa Stephen Young, membro do Publius e autor de Maximizing Harm: Winners and Losers in the Drug War (2000). “Estamos felizes em ver o NCI publicando oficialmente essa informação após 37 anos em que eles próprios noticiaram pela primeira vez as propriedades anti-cancerígenas da canábis”, comemora.

Em 1975, o  NCI publicou um estudo relatando a atividade antineoplásica (anti-cancerígena) dos canabinóides. Dando sequência ao trabalho,  desta vez os pesquisadores buscam estabelecer como isso acontece e afirmam: “canabinóides podem causar efeitos anti-tumorais através de diversos mecanismos, incluindo a indução da morte celular, inibição do crescimento das células e do processo de metástase (referências 9-12).

“O governo norte-americano patenteou os canabinóides em 2003.  Nos anos seguintes, várias pesquisas foram publicadas por órgãos como o  International Association for Cannabinoid Medicines e o International Cannabinoid Research Society“, completou Young.

As novas atualizações divulgadas pela NCI mostram como canabinóides combatem especificamente os cânceres de mama, cólon e de pulmão.

* Fonte:  PR Web

*Leia na íntegra o livro The Cannabis Papers.

You may also like
Casal ganha direito de importar sementes de maconha para tratar filha
Extratos de maconha são eficazes no tratamento do câncer, aponta estudo
Pesquisa avalia tolerância à dor em usuários de cannabis
Nova pesquisa aponta eficácia do THC no combate à covid-19

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.