E não param de chegar novidades dos hermanos uruguaios, que estão prestes a colocar a regulamentação da maconha em prática. Segundo matéria publicada no Estadão, o vice-presidente do Uruguai, Danilo Astori, disse nesta terça-feira, 29, que a Lei da Maconha será regulamentada dentro de uma semana e, só então, entrará em vigor no país, no prazo de mais três semanas. “Só depois disso será possível avaliar o impacto social e econômico dela”, disse ele durante entrevista realizada em São Paulo após o seminário de colaboração comercial com o Brasil na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESC).
Por enquanto, segundo Astori, o que se viu foi o estímulo ao debate sobre a questão da liberação do cultivo, comércio e consumo da droga no mundo inteiro. “Há muita gente debatendo o assunto”, continuou o vice-presidente. “Temos muita esperança de que seja um impacto positivo. Mas, como é uma experiência inédita, sobre a qual nada conhecemos, temos que esperar.”
Astori disse também que o objetivo da lei, ao regulamentar as etapas do processo produtivo da droga, é tentar conter a ação do tráfico. “Não se trata de legalização da droga, mas de regularizar o consumo. Até agora, os métodos repressivos não tiveram resultado. Isso (a lei) pode diminuir a margem do narcotráfico.”
O vice uruguaio revelou também que há muito interesse externo nas políticas de direitos civis do país.
“Estamos na vanguarda”, falou. “Há contatos em todos os níveis, mas não de governo a governo ou com o Parlamento. O que há são consultas informais de pessoas de governos ou de parlamentares. Mas existe, sim, um crescente interesse.”
Clique aqui para saber tudo que está rolando no Uruguai.
*Fonte: Estadão
**Ilustração: Satoshi Kambayashi