CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > BRASIL > Prossegue o debate sobre legalização no Senado

Prossegue o debate sobre legalização no Senado

E mais uma vez a legalização da maconha estará em pauta em Brasília, mais precisamente na próxima segunda-feira (22/9). Marcado para as 9h na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o debate pretende subsidiar a decisão sobre a transformação – ou não – em projeto de lei de uma sugestão popular de regulamentação (SUG 8/2014).

Na ocasião, estarão presentes o procurador da República Guilherme Zanina Schelb, os juízes Carlos Maroja e João Marcos Buch e o psiquiatra Fábio Gomes de Matos e Souza.

Também devem participar os juízes João Batista Damasceno e Roberto Luiz Corcioli Filho, da Associação de Juízes para a Democracia, e a coordenadora do Movimento Mães de Maio, Débora Maria da Silva.

Nas reuniões já realizadas, apesar da falta de consenso sobre a liberação da droga para uso recreativo, houve forte apoio à liberação da maconha para fins medicinais. O uso terapêutico de substâncias como o canabidiol (CBD) tem se mostrado eficiente em pacientes que sofrem de condições como epilepsia grave, esclerose múltipla, esquizofrenia e mal de Parkinson.

No primeiro debate, em junho, o secretário Nacional de Drogas do Uruguai, Julio Calzada, destacou o efeito positivo da legalização do comércio da droga sobre a criminalidade naquele país. No segundo, o coronel Jorge da Silva, ex-chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Rio de Janeiro, disse que os índices de violência demonstram que o atual modelo proibicionista não deu resultados positivos.

Na terceira audiência, especialistas defenderam o uso medicinal da maconha. No quarto debate, os convidados debateram a legislação atual e a adequação da pena de prisão para pessoas presas com menos de 50 gramas de maconha.

Em todas as audiências, houve várias manifestações de membros da audiência contrários à regulamentação, que destacaram, por exemplo, o risco de a maconha levar ao consumo de drogas consideradas mais nocivas (falácia esta devidamente contestada tanto pela realidade de países que possuem políticas de drogas mais brandas, como também por estudos e pesquisas mundo afora).

Sugestão

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) foi incumbido de elaborar relatório sugerindo a admissão ou não da tramitação como projeto de lei da sugestão enviada pelo Portal e-Cidadania. O texto prevê que seja considerado legal “o cultivo caseiro, o registro de clubes de cultivadores, o licenciamento de estabelecimentos de cultivo e de venda de maconha no atacado e no varejo e a regularização do uso medicinal”. As sugestões enviadas pelo portal são enviadas à CDH quando chegam a 20 mil assinaturas de apoio.

Participe!

A participação de todos os maconheiros é MUITO importante, até porque quem acompanhou os debates anteriores percebeu que os caretas mentirosos estão prevalecendo! Então, quem não puder comparecer ao debate pessoalmente, pode acompanhá-lo – e dar seus pitacos – através deste link. Manifeste-se e não permita que os reaças sigam proferindo toda sorte de asneiras sobre a maconha!

*Fonte: Agência Senado

** Foto: Pedro França/Agência Senado

You may also like
Amsterdã fica de fora do experimento de legalização da maconha na Holanda
Ministro do STJ propõe veto aos habeas corpus para cultivo de maconha
Trema micrantha Blume: conheça a planta nativa brasileira que é fonte de CBD
Vendas de CBD crescem no Brasil, mas produção interna ainda é pequena

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.