CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Uso de maconha não causa problemas pulmonares

Uso de maconha não causa problemas pulmonares

Fumar um cigarro de maconha por dia durante 20 anos não causa problemas ao pulmão, segundo dados publicados pela revista Annals of American Thoracic Society.

A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade de Emory, em Atlanta, nos Estados Unidos.

A investigação avaliou a relação entre exposição à fumaça de maconha versus saúde pulmonar em uma amostra representativa de pessoas com idades entre 18 e 59 anos.

Os resultados mostram que o uso da cannabis não está associado ao FEV1 (volume expiratório forçado), nem à diminuição ou alteração prejudicial dos valores espirométricos das vias respiratórias.

Além disso, os autores ainda relataram que a exposição à maconha pode até mesmo estar associada a alguns efeitos protetores dos pulmões de fumantes de tabaco a longo prazo. “O padrão dos efeitos da maconha nas vias respiratórias parece ser muito distinto quando comparado ao uso do tabaco”, informa o estudo, que está disponível online no site do National Institutes of Health.

Apesar disso, os resultados também apontam que os consumidores frequentes de maconha são mais propensos ao auto-relato do aumento dos sintomas de bronquite – achado este que coincide com a literatura anterior. Estudos paralelos mostraram que os indivíduos que optam pela vaporização da erva relatam menos sintomas respiratórios adversos do que aqueles que inalam fumaça comburente.

“Na grande amostragem de adultos norte-americanos analisada, o uso contínuo da maconha está associado ao aumento de sintomas respiratórios da bronquite, sem apresentar, no entanto, uma anormalidade funcional significativa na espirometria. E o uso de maconha cumulativo com menos de 20 anos não está associado a efeitos prejudiciais significativos sobre a função pulmonar “, conclui o estudo, que consiste na maior análise transversal de dados sobre relação entre o uso de maconha versus parâmetros de espirometria e saúde pulmonar.

Outro estudo semelhante, datado de 2012, mostrou que o uso cumulativo de maconha por até 7 anos conjuntos (considerando-se o equivalente a um cigarro de maconha por dia) não pode ser associado a problemas de pulmão.

Já uma revisão publicada no Annals of American Thoracic Society de 2013 reconheceu que o uso de maconha não foi positivamente associado ao desenvolvimento de câncer de pulmão, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), enfisema ou doença pulmonar bolhosa, concluindo: “No geral, os riscos de complicações pulmonares decorrentes do uso regular da maconha parecem ser relativamente pequenos e muito inferiores aos do tabagismo”.

*Fonte: NORML

**Tradução: Maryjuana

You may also like
Fumaça de maconha ou tabaco: qual é mais prejudicial à saúde?
Uso de vapes não está associado a maior número de lesões pulmonares
Uso de vaporizador evita danos ao pulmão
USP aponta benefícios da maconha nas doenças pulmonares

2 Responses

  1. tony

    Eu fumo um ou até mais baseados por dia a 18 anos, e até agora levo uma vida totalmente saldável, corro, nado, malho sem falar que trabalho no pesado. Pra falar a verdade,o uso da maconha me ajuda no dia dia!

  2. tony

    Olá, a tia de um amigo meu, fuma maconha a mais de 40 anos, fez exames e o seus pulmões estão totalmente limpos. Obrigado

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.