CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > BRASIL > Campanha estimula debate sobre a proibição das drogas

Campanha estimula debate sobre a proibição das drogas

O último dia 20 de abril (ou 4/20) motivou uma série de eventos e manifestações pelo mundo afora pedindo a legalização da maconha e o fim da Guerra às Drogas. No Brasil não foi diferente: com apoio da Open Society Foundations, um grupo de ativistas do Rio de Janeiro lançou uma campanha que estimula o debate sobre a proibição no país.

Intitulada “Da proibição nasce o tráfico”, a iniciativa utiliza estratégias de comunicação para demonstrar como o modelo de “guerra às drogas” falha em seu principal objetivo: diminuir o consumo de psicotrópicos e garantir segurança e bem-estar.

A campanha surgiu com base numa pesquisa desenvolvida ao longo de quatro meses em 2013,na qual foram avaliados 14 grupos com cerca de dez a 12 pessoas, cada. Participaram moradores do Rio de variados grupos etários, classes sociais, profissões e hábitos relacionados a substâncias ilícitas.

Em entrevista para O Globo, a socióloga Julita Lemgruber, coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), responsável pela campanha, explica que o “objetivo era perceber como as pessoas encaram essa questão. O que vimos, em todos os grupos, foi uma população bastante conservadora, mas que admitia estar mal informada. Mesmo pessoas da área médica, como psicólogos, psiquiatras e médicos, ou operadores do sistema judiciário, assumiram desconhecer questões ali colocadas”.

Entre as ações previstas estão uma série de cartuns que já estão circulando em ônibus do Rio de Janeiro. As peças são assinadas pelos cartunistas André Dahmer, Angeli, Arnaldo Branco e Laerte, entre outros.

Confira abaixo mais alguns desenhos elaborados para a campanha e clique aqui para saber mais:

cartum_4 cartum_3 cartum cartum_2

You may also like
Política de drogas brasileira é a pior do mundo, aponta relatório internacional
Cinemas do Ceará serão obrigados a exibir vídeos proibicionistas antes de todas as sessões
Entre tijolos e territórios ou pontes sobre abismos
“Comigo não tem liberação de droga nem plantio”, diz Bolsonaro sobre maconha

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.