CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > CULTURA > LITERATURA > 7 livros brasileiros sobre maconha

7 livros brasileiros sobre maconha

Maconheiro que se preza não perde tempo e vive em busca de informações sobre a erva sagrada. Muito além do vasto material disponível na internet, os bons & velhos livros guardam preciosos conhecimentos que não se encontram facilmente por aí.

Pensando em aumentar ainda mais a sua bagagem de cultura canábica, elaborei uma lista com 7 livros brasileiros fundamentais na estante de todo canabista. Leia um, leia alguns, leia todos, mas LEIA – afinal, nada pior do que aquele tipo de gente que adora tirar onda de 420, mas nem sabe a diferença entre indica e sativa.

Prepare a luminária, enrole um bom baseado e se jogue na literatura!

1) História da Maconha no Brasil

1287146-250x250Lançado recentemente, o livro escrito pelo historiador Jean Marcel Carvalho França reforça a ideia de que a cannabis faz parte da cultura brasileira.

Fundamental para enriquecer a escassa bibliografia sobre a história da maconha no país, a obra é leitura obrigatória para quem deseja entender as origens do uso e proibição da erva por aqui.

Além disso, o autor corrobora o fato de que o Brasil também teve papel fundamental para a proibição global da planta.

Clique aqui para comprar.

2) Diamba Sarabamba111482_98 (1)

Ainda na pegada histórica, eis aqui uma das mais clássicas e antigas obras nacionais sobre maconha.

Ao reunir alguns dos mais clássicos textos sobre maconha já publicados no Brasil, a coletânea evidencia todos os preceitos & preconceitos que, há anos, embasam o discurso sobre a cannabis.

Entre os destaques estão os lendários textos dos médicos proibicionistas Dr. Rodrigues Dória e Dr. Francisco de Assis Iglesias, verdadeiros precursores do Reefer Madness no Brasil.

Com o estoque esgotado, a obra pode ser encontrada em sebos (#ficaadica: o meu eu comprei no Estante Virtual a um precinho bem camarada).

3) Almanaque das Drogas

1268677-250x250

Muito além da maconha, a obra escrita pelo jornalista Tarso Araújo consiste num dos mais completos livros já publicados no Brasil sobre substâncias psicoativas – lícitas e proibidas, sintéticas e naturais, estimulantes, depressoras e alucinógenas.

De história a economia, passando pela influência na saúde e as políticas de drogas, o autor vai a fundo no tema, aliando informações a um projeto gráfico de primeira, com 200 fotos e dezenas de ilustrações e infográficos.

Clique aqui para comprar.

 

4) Cannabis Medicinal: Introdução ao Cultivo Indoor

canabismedicinal-600x600

Pensando em plantar maconha, mas não sabe por onde começar? Uma boa opção é iniciar pela leitura deste livro escrito pelo antropólogo, pesquisador e ativista Sérgio Vidal. Fruto de extensa pesquisa bibliográfica, a obra foi pioneira no Brasil ao tratar exclusivamente do cultivo caseiro de cannabis.

Além de apresentar os imbróglios da legislação brasileira de drogas, o livro ensina o passo-a-passo para iniciar um belo jardim, incluindo temas como PH, clonagem, fotossíntese, vegetação e floração, entre outros.

Clique aqui para saber mais e encomendar seu exemplar.

5) Verão da Lata

29597193De autoria de Wilson de Aquino, o livro narra os bastidores do episódio mais surreal já acontecido na costa brasileira.

Em agosto de 1987, a Polícia Federal recebeu de órgãos internacionais a informação de que um navio que se aproximava da costa brasileira estaria carregando toneladas de maconha acondicionadas em latas de metal.

Após interceptarem o navio, tudo o que os policiais encontraram na embarcação foi um porão vazio. Frustrados, os policiais brasileiros se perguntavam como 22 toneladas de maconha poderiam ter desaparecido.

A resposta não demorou a vir à tona. Poucos dias depois, centenas de latas amanheceram nas areias do litoral paulista, dando início ao verão da lata.

Clique aqui para garantir o seu.

6) O Fim da Guerra82680019

Escrita por Denis Russo Burgierman, a obra traça um panorama da guerra às drogas no mundo, apresentando diferentes políticas de regulamentação da cannabis.

O autor busca mostrar como os sistemas de combate podem sair da alçada policial e jurídica sem estimular a adesão de novos usuários.

Inclui uma série de entrevistas com médicos, pesquisadores, usuários, plantadores, voluntários, autoridades, doentes crônicos ou terminais.

Inclui ainda um painel da situação da maconha em locais como Holanda, Califórnia, Espanha, Portugal e Marrocos.

Clique aqui para comprar já.

7) O Fino da Erva

GRD_282_GRD_64_fino_da_erva

Assinado por Dau Bastos, o livro busca apresentar “todos os dados e delírios sobre um dos vegetais mais populares do planeta – a Cannabis sativa”, afirma a sinopse da obra.

Para isso, o autor reúne fatos, estatísticas e análises diversas, valendo-se da sua experiência como romancista e doutor em Literatura Comparada para expor tudo com franqueza e clareza máximas.

“A polêmica em torno da Cannabis está longe de se esgotar, mas tem neste livro uma fonte de esclarecimento simples, serena e sem dogmas”, diz Bastos.

De capítulos curtos e leitura simples, é ideal para ser dado de presente aos amigos e familiares caretas que precisam abrir a cabeça.

Clique aqui e garanta o seu exemplar.

 

You may also like
Cartunista lança livro em quadrinhos sobre a história da maconha no Brasil
Museu Brasileiro da Cannabis é inaugurado em João Pessoa (PB)
“O Manifesto da Cannabis”: livro de Steve DeAngelo é lançado em português
Livro ensina crianças sobre os usos terapêuticos da maconha

2 Responses

    1. Salve, Maconhabras!!! Não conhecia esse livro, estou baixando agora!! Sempre divulgo os boletins aqui tb! Me incluam no mailing de vcs, caso costumem enviar notícias sobre os lançamentos: [email protected] Obrigada!!! Abraço!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.