CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > México dá permissão para cultivo de maconha a 4 pessoas

México dá permissão para cultivo de maconha a 4 pessoas

O governo mexicano concedeu nesta sexta-feira (11) uma permissão inédita para que quatro pessoas possam plantar, cultivar e consumir maconha com fins recreativos, depois que a Suprema Corte do país aprovou, no início de novembro, o uso recreativo da maconha a esses quatro indivíduos.

“As autorizações são para que os quatro amparados possam plantar, cultivar, colher, preparar, possuir, transportar e consumir maconha com fins recreativos”, disse a Comissão Federal para a Proteção contra os Riscos Sanitários em um comunicado.

Essas pessoas são do grupo Sociedade Mexicana de Autoconsumo Responsável e Tolerante, relacionada com a ONG México Unido contra o Crime, e defendem a legalização da droga para frear a violência ligada ao narcotráfico.

Em 2009, o México descriminalizou o porte de algumas drogas, incluindo a maconha, para consumo pessoal, mas manteve o cultivo como delito. Na América Latina, o Uruguai legalizou a produção e a venda de maconha em 2013, enquanto o Chile debate uma lei para despenalizar seu uso com fins medicinais e recreativos.

O presidente Enrique Peña Nieto rejeita a legalização das drogas em um país onde a luta entre os cartéis de traficantes e seus confrontos com as forças federais deixaram mais de 80 mil mortos e 25 mil desaparecidos no México desde 2006, segundo a France Presse.

*Fonte: AFP, via G1

You may also like
Amsterdã fica de fora do experimento de legalização da maconha na Holanda
Amsterdã: prefeita propõe legalização da cocaína para combater o tráfico
Ministro do STJ propõe veto aos habeas corpus para cultivo de maconha
Governo Lula emite nota favorável ao cultivo de cannabis medicinal

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.